Perfuração de três novos poços deve estabilizar abastecimento de água em Tapejara, aponta Corsan
SANEAMENTO
939

Perfuração de três novos poços deve estabilizar abastecimento de água em Tapejara, aponta Corsan

Ao menos um deles já está em operação

23/04/2024 14:08
Compartilhar
        


Três novos poços foram perfurados pela Corsan-Aegea, em Tapejara, com o objetivo de estabilizar o fornecimento de água a uma parcela significativa da cidade. Em entrevista à Rádio Tapejara, Aldomir Santi, gestor de relações institucionais da Regional Planalto da Companhia, com sede em Passo Fundo, afirmou que a iniciativa está em fase final e todas as unidades devem entrar em operação nas próximas semanas.

Segundo ele, o fornecimento de água no Bairro São Paulo – um dos que mais costuma enfrentar problemas com o abastecimento – já foi normalizado e a tendência é de que a entrada em operação dos novos poços melhore ainda mais o cenário. “Estamos instalando um reservatório de 100m³ e botando em operação também o poço do Loteamento do Zoppas, que não é ali no Bairro São Paulo, mas que vai ajudar, porque vai sobrar água que, muitas vezes era retirada daquele setor do Bairro São Paulo para abastecer um outro bairro, e agora aquele poço e aquele reservatório vão ajudar muito. E também perfuramos mais dois poços. Um já está em operação e outro está entrando em operação nos próximos dias, que estão ali no loteamento Casa Nova e no Bella Vitta. Então, são ações que a Corsan está fazendo, e que tem que fazer de tempos em tempos, para acompanhar o aumento do consumo, crescimento das cidades e fazer frente, então, a todas essas questões”.

Ainda de acordo com o gestor, a Corsan instalou o sistema de telemetria, que permite o monitoramento à distância do nível dos reservatórios, o que dá condições de antecipar eventuais manutenções na rede de abastecimento. “Hoje, aqui de Passo Fundo, ou de Porto Alegre, nós temos condições de verificar, por exemplo, o reservatório que tem lá no Bairro de São Paulo, com quanto de reservação ele está. Nós temos condições de, quando verificar que o reservatório está com nível baixo, já tem que tomar alguma atitude. Ou procurar vazamento, ou verificar o que aconteceu, porque o pessoal está cuidando agora 24 horas por dia, pra gente se antecipar a essas possíveis faltas de água”.

Segundo Aldomir, a entrega oficial das unidades perfuradas deve ser feita nas próximas semanas pela Corsan.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas