Segunda edição do Borraio da Canção Nativa acontece em julho, em Tapejara
CULTURA
116

Segunda edição do Borraio da Canção Nativa acontece em julho, em Tapejara

Festival será realizado nos dias 24 e 25, na Linha Calegari, com apresentações inéditas e entrada gratuita para o público

Por Belchyor Teston
27/05/2026 15:08
Compartilhar
        


Está confirmada para os dias 24 e 25 de julho de 2026 a segunda edição do Borraio da Canção Nativa de Tapejara. O festival será realizado na Linha Calegari, na propriedade de Roberto Calegari, e vai reunir músicos, compositores e intérpretes de diferentes regiões em uma proposta que une cultura, integração e valorização da música nativista.

Em entrevista à Rádio Tapejara, os integrantes da comissão organizadora, Leonardo Cezarotto e Bruno Calegari, destacaram que o festival nasceu da vontade de reunir amigos e músicos em torno da tradição gaúcha. Segundo Bruno, a ideia começou a tomar forma em maio do ano passado, após uma conversa incentivada pelo pai, Roberto Calegari. “Ele tinha dito para nós fazermos algo do tipo, reunir amigos para tocar e fazer um festival de canção. O intuito era justamente reunir músicos e amigos para fazer essa junção”, relatou.

Bruno contou ainda que o próprio nome do evento surgiu dentro da família. “O pai acabou dando a ideia do nome. Primeiro ele sugeriu ‘Borraio da Canção de Amigos’. Poucos dias depois, o Leonardo me chamou para fazermos um festival em Tapejara e eu disse: ‘já tenho até o nome e o lugar para fazer’”, lembrou.

O nome faz referência ao “borraio”, uma espécie de fogo de chão instalado dentro do galpão. “A gente adora ficar ali em volta daquele fogo, proseando, tomando um trago e contando uns causos. Foi daí que surgiu a ideia do Borraio da Canção Nativa”, explicou.

O festival vai contar, novamente, com duas modalidades de apresentação. Na sexta-feira, os participantes apresentam músicas inéditas de tema livre. Para a apresentação de sábado, os compositores recebem um tema na noite anterior e têm menos de 24 horas para escrever, ensaiar e apresentar uma nova composição. “Após o tema, o compositor que está ali no festival tem daquele horário da noite até às seis da tarde do outro dia para fazer outra música em cima do tema proposto. O desafio é justamente esse. Tu tens menos de vinte e quatro horas para fazer uma música nova, ensaiar e apresentar”, destacou Leonardo.

As inscrições são feitas pelo WhatsApp ou pelo e-mail do festival, com envio da letra da música e identificação dos autores até o meio-dia da quinta-feira que antecede o evento.

Para participar, basta que a composição tenha caráter gaúcho ou nativista. Além das apresentações do festival, o Borraio terá atração musical no sábado à noite, serviço de alimentação e bebidas e entrada gratuita para o público. “O rancho lá não tem tramela, é só chegar e assistir”, finalizou Bruno.

Informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (54) 99175-5778 ou pelo perfil no Instagram @borraiodacancaonativa.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas