Ação cumpriu mandados de prisão e busca em Passo Fundo, Barracão, Erechim e Rodeio Bonito nesta terça-feira
Uma operação da Polícia Federal, desencadeada na manhã desta terça-feira (05), buscou desarticular um grupo criminoso suspeito de atuar na comercialização e no compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil no Rio Grande do Sul. Batizada de Operação Harpócrates, a ofensiva resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva nos municípios de Passo Fundo, Erechim, Barracão e Rodeio Bonito.
Conforme a Polícia Federal, as investigações tiveram início a partir de diligências de monitoramento virtual, somadas a informações encaminhadas pelo National Center for Missing and Exploited Children (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas) – organização norte-americana que atua na proteção de crianças e adolescentes desaparecidos e vítimas de exploração sexual. As apurações indicam que os suspeitos estariam vendendo ou compartilhando, por meio da internet, arquivos contendo material de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Os investigados devem responder por crimes relacionados à venda, ao armazenamento e ao compartilhamento desse tipo de conteúdo ilícito.
Em nota, a corporação também destacou a importância da terminologia adotada nesses casos. Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional tem priorizado expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade dessas condutas.
Além da repressão, a Polícia Federal reforça a necessidade de prevenção. “A Polícia Federal orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas”, diz o comunicado. O órgão também ressalta a importância do diálogo sobre segurança no ambiente digital e da orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas.
Jornalismo Rádio Tapejara
63.362.338 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.