Cerimônia marca entrega do Hemotap à comunidade de Tapejara
SAÚDE
291

Cerimônia marca entrega do Hemotap à comunidade de Tapejara

Centro de coleta de sangue foi implantado junto à unidade do Bairro Nazaré com investimento superior a R$ 630 mil

Por Belchyor Teston
30/03/2026 15:26
Compartilhar
        


Tapejara inaugurou, nesta segunda-feira (30), o Hemotap, novo Centro de Coleta de Sangue instalado junto à ESF João Bernardes Dias, no Bairro Nazaré. A estrutura passa a atender doadores da cidade e de toda a região, ampliando o acesso a um serviço considerado essencial para a saúde pública.

O espaço foi viabilizado a partir da ampliação da unidade de saúde, que recebeu mais de 176 metros quadrados, totalizando atualmente 355 metros quadrados de área construída. O investimento ultrapassa R$ 630 mil, com recursos provenientes de emendas parlamentares e contrapartida do município.

A cerimônia de inauguração reuniu autoridades locais e regionais, entre elas o prefeito Evanir Wolff (Big), o vice-prefeito Rudinei Bruel (Gipe), a secretária municipal de Saúde, Jovania Tognon Carissimi, além de representantes da área da saúde, lideranças políticas e comunitárias.

Durante o ato, a secretária destacou o processo de ampliação da unidade e a chegada do novo serviço. “Acompanhando o crescimento da cidade, novos investimentos se tornaram necessários. A ampliação trouxe cinco novas salas, modernas e preparadas para melhor atender a população”, afirmou.

Ela também ressaltou que a implantação do Hemotap foi consolidada ao longo de 2025, a partir da articulação entre o município, o Hospital Santo Antônio e o Hemocentro de Passo Fundo. “Foi um sonho construído por muitas mãos, com o envolvimento de entidades, voluntários e profissionais da saúde. Hoje, conseguimos tornar esse projeto realidade”, destacou.

O prefeito Evanir Wolff (Big) classificou o momento como histórico para o município. “É uma data que ficará marcada. Muitas pessoas trabalharam para que esse projeto saísse do papel e hoje Tapejara passa a contar com um espaço dedicado à coleta de sangue, facilitando o acesso dos doadores e ajudando a salvar vidas”, afirmou.

Conforme o prefeito, o Hemotap funcionará quinzenalmente, com coletas realizadas às segundas-feiras, em parceria com o hemocentro regional. A medida deve oferecer mais comodidade à população, que antes precisava se deslocar para outros municípios para realizar a doação.

A expectativa é de que entre 80 e 90 doadores participem de cada dia de coleta, o que permitirá ao novo espaço viabilizar quase 200 doações de sangue por mês.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas