Emater promove evento sobre soja e conservação de solos nesta quinta-feira
AGRICULTURA
95

Emater promove evento sobre soja e conservação de solos nesta quinta-feira

Por Juliano Girardi
12/02/2026 09:44
Atualizado: 12/02/2026 13:24
Compartilhar
        


A Emater/RS-Ascar promove nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, o Dia de Campo Soja na Fazenda Dal Pizzol, localizada na divisa entre Lagoa Vermelha e Tupanci do Sul, propriedade de Valdecir Mognon e seu filho Ricardo. O evento inicia às 13h e deve reunir cerca de 240 a 250 produtores de aproximadamente 15 municípios da região. A atividade terá como foco principal a cultura da soja, mas também abordará temas como conservação e manejo de solos.

Realizado em parceria com a Cotrijal, SLC e John Deere, o encontro contará com estações temáticas. Entre os assuntos, estarão a apresentação de novas cultivares de soja da Unidade Básica de Sementes da Cotrijal, o manejo de doenças e o controle de plantas daninhas, além da plantabilidade, dentro do projeto estadual 360, com orientações sobre regulagem de máquinas e plantadeiras. Outra estação será dedicada aos solos e sistemas de produção, com ênfase na conservação e na melhoria da estrutura do solo.

De acordo com o supervisor regional da Emater de Passo Fundo, Oriberto Adami, a escolha da propriedade se deu pelo histórico de boas práticas, especialmente no sistema de plantio direto, uso de plantas de cobertura e manejo conservacionista. O evento também reforça as ações do programa estadual Operação Terra Forte, que está em fase de diagnóstico na região e deverá beneficiar mais de mil famílias, com projetos voltados à correção de acidez e fertilidade do solo, descompactação e implantação de plantas de serviço para melhorar a infiltração de água e o desenvolvimento radicular das culturas.

A participação é aberta aos produtores interessados, embora os grupos já estejam previamente organizados pelos escritórios locais da Emater, especialmente com beneficiários do programa Terra Forte. A orientação é que os participantes cheguem por volta das 13h para inscrição, com início das atividades nas parcelas às 13h30 e encerramento previsto para as 16h30 ou 17h. A Emater também manifestou preocupação com a estiagem que atinge a região, principalmente os impactos na soja, e se colocou à disposição para atualizar informações sobre a situação das lavouras.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique




Notícias Relacionadas