Dos 351 cursos avaliados, 107 tiveram notas consideradas insatisfatórias. Uma delas é de Passo Fundo
O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. O resultado mostra que mais de 30% dos cursos de medicina foram reprovados.
O Enamed avalia o que os estudantes de medicina aprenderam ao longo do curso e se estão preparados para atuar como médicos. Dos 351 cursos avaliados, 107 tiraram notas 1, a mais baixa, e 2, consideradas insatisfatórias pelo Inep. 243 cursos obtiveram notas na faixa de 3 a 5, a nota mais mais alta. Dos 89 mil estudantes que fizeram a prova, 75% demonstraram domínio, habilidade e competência.
As instituições que não alcançaram nota suficiente vão passar por supervisão e serão penalizadas. Oito cursos, que tiveram o pior desempenho estão proibidos de receber novos alunos. Treze terão que cortar a oferta de vagas pela metade. 33 terão corte de 25%. Todos ficam suspensos de novos contratos do Fies e de outros programas federais. E os outros 45 não podem aumentar o número de vagas.
Essas penalidades valem até a próximo Enamed, previsto para outubro de 2026. As instituições vão ser notificadas e terão prazo de 30 dias para recorrer.
Aqui no RS, 3 instituição receberam apenas o conceito 2:
- Atitus - de Passo Fundo
- Unvivates - de Lageado
- Ulbra - de Canoas
"Todas as instituições vão ter o direito de se defenderem, de apresentarem a sua justificativa, apesar de serem dados muito objetivos em relação a isso. O que queremos é que a instituição corrija o que precisa ser corrigido, melhore, e só podemos melhorar a partir dos dados que são apresentados e são avaliados. A avaliação faz parte do processo", explica Camilo Santana, ministro da Educação.
Em nota, a Associação Nacional das Universidades Particulares, disse que "aguarda esclarecimentos técnicos por parte do MEC e do Inep antes de se manifestar de forma conclusiva sobre os números apresentados".
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior pediu que os resultados do Enamed 2025 sejam tratados exclusivamente como diagnóstico inicial, voltados ao aperfeiçoamento das próximas edições, com a suspensão imediata dos efeitos punitivos anunciados.
Em nota, o Conselho Federal de Medicina afirmou que o resultado do Enamed/MEC mostra que a expansão acelerada de cursos, especialmente no setor privado, não foi acompanhada de critérios mínimos de qualidade, infraestrutura e campo de prática adequados.
Dos 107 cursos de medicina com notas 1 ou 2, 87 são particulares e cinco são federais ou estaduais. Dos oito cursos avaliados em faculdades municipais, sete tiveram as piores notas 1 ou 2.
As universidade públicas são maioria entre as que registraram os melhores resultados. Entre as avaliadas com notas de 3 a 5, 114 são universidades federais e estaduais. E 89, particulares.
.
Fonte:
Jornal Nacional
62.968.946 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.