Nesta sexta-feira, 26 de dezembro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb BM), flagrou o corte ilegal de Pinheiros-brasileiros (Araucaria angustifolia) no interior de Fontoura Xavier.
Através de uma denúncia, a equipe do 3º BPA, com uso de GPS, realizou fiscalização em uma propriedade e constatou o corte seletivo de 32 (trinta e dois) Pinheiros. As toras foram retiradas do local restando apenas o toco e a galhada, conforme levantamento fotográfico. O corte foi realizado com uso de motosserra e os tocos existentes no local eram de, aproximadamente, 30 cm de diâmetro, portanto em estágio avançado de regeneração natural. Para a retirada das toras do interior da mata foram utilizadas máquinas pesadas, com corte e destruição de alguns exemplares nativos como Canela, Angico, Aroeira e Timbó.
O proprietário da área foi identificado através de consulta ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), porém não soube informar quem efetuou ou autorizou o corte das araucárias em sua propriedade.
No Rio Grande do Sul, o corte de Araucária (Araucaria angustifolia) é altamente restrito e controlado, sendo proibido em formações naturais por ser espécie ameaçada. O corte somente é autorizado, em áreas específicas, mediante licença do órgão ambiental competente.
Diante do crime ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial.
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
62.872.304 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.