Brigada Militar flagra corte ilegal de Araucárias em Fontoura Xavier
MEIO AMBIENTE
221

Brigada Militar flagra corte ilegal de Araucárias em Fontoura Xavier

Por Alessandra Staffortti
27/12/2025 07:09
Atualizado: 27/12/2025 07:09
Compartilhar
        


Nesta sexta-feira, 26 de dezembro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb BM), flagrou o corte ilegal de Pinheiros-brasileiros (Araucaria angustifolia) no interior de Fontoura Xavier.

Através de uma denúncia, a equipe do 3º BPA, com uso de GPS, realizou fiscalização em uma propriedade e constatou o corte seletivo de 32 (trinta e dois) Pinheiros. As toras foram retiradas do local restando apenas o toco e a galhada, conforme levantamento fotográfico. O corte foi realizado com uso de motosserra e os tocos existentes no local eram de, aproximadamente, 30 cm de diâmetro, portanto em estágio avançado de regeneração natural. Para a retirada das toras do interior da mata foram utilizadas máquinas pesadas, com corte e destruição de alguns exemplares nativos como Canela, Angico, Aroeira e Timbó.

O proprietário da área foi identificado através de consulta ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), porém não soube informar quem efetuou ou autorizou o corte das araucárias em sua propriedade.

No Rio Grande do Sul, o corte de Araucária (Araucaria angustifolia) é altamente restrito e controlado, sendo proibido em formações naturais por ser espécie ameaçada. O corte somente é autorizado, em áreas específicas, mediante licença do órgão ambiental competente.

Diante do crime ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial.

Comando Ambiental

“O Braço Verde da Brigada Militar”




Notícias Relacionadas