Grupo que conduz chama crioula à 19ª Região Tradicionalista faz parada em Tapejara
CULTURA
363

Grupo que conduz chama crioula à 19ª Região Tradicionalista faz parada em Tapejara

Quinze pessoas chegaram no domingo e partiram nesta terça

Por Belchyor Teston
26/08/2025 13:54
Compartilhar
        


Um grupo de cavaleiros da 19ª Região Tradicionalista, de Erechim, fez uma parada estratégica no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, em Tapejara, no último domingo (24). Os 11 cavaleiros, acompanhados por uma comitiva de apoio que totaliza 15 pessoas, permaneceram na cidade até a manhã desta terça-feira (26) para descanso e revisão do ferrageamento dos animais.

A cavalgada teve início em Caxias do Sul no dia 17 de agosto, logo após a cerimônia de acendimento e distribuição da Chama Crioula às Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, realizada nos dias 15 e 16. De acordo com o vice coordenador da 19ª RT, Altair Menosso, o grupo é composto por um cavaleiro de cada entidade da região. “Conduzimos a centelha da Chama Crioula até os Festejos Farroupilha de Erechim e da 19ª Região”.

“Só temos a agradecer pelo apoio do poder público e dos tradicionalistas locais, do Grupo Rota das Araucárias, que sempre nos acolhem muito bem. Isso faz parte da nossa tradição e cultura. No lombo do cavalo, conduzindo o símbolo maior, que é a nossa Chama Crioula”, afirmou Menosso, em entrevista à Rádio Tapejara.

O grupo deixou Tapejara na manhã desta terça-feira (26) rumo a Floriano Peixoto. O trajeto ainda inclui passagens por Rio Toldo e Capo-Erê antes da chegada a Erechim, prevista para esta quinta-feira (28). A distribuição aos demais municípios que compõem a 19ª Região Tradicionalista está prevista para o dia 06 de setembro.

Em Tapejara

Em Tapejara, a chama chegou no último sábado (23) pela manhã, conduzida pelo Grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias. O trajeto teve início na cidade de Casca, onde a centelha foi distribuída, e percorreu cerca de 90 quilômetros até o Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto.

A comitiva contou com 12 cavaleiros que realizaram o transporte simbólico da chama. Durante o percurso, o grupo passou por localidades como São Valentin, no interior de Gentil, Água Santa e São Silvestre, em Tapejara, antes de encerrar a jornada.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas