A Câmara de Vereadores de Tapejara aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (11), um projeto de lei que garante o repasse de recursos para a realização do 4º Festival de Poesias Inéditas Unidos pela Tradição. A proposta foi encaminhada pelo Poder Executivo e prevê o investimento de R$ 19,5 mil em ajudas de custo para os poemas selecionados, avaliadores, hospedagem, troféus e materiais gráficos.
Segundo o Governo, a iniciativa tem o objetivo de oportunizar que poetas, declamadores e amadrinhadores possam “propagar a arte tradicionalista e proporcionar a integração comunitária”. O texto também destaca a importância do evento para a valorização da arte tradicionalista e da cultura gaúcha.
O evento será promovido pela Secretaria do Esporte, Cultura, Lazer, Turismo e Juventude e acontece entre os meses de agosto e novembro.
Sobre o festival
O Festival de Poesias Inéditas Unidos pela Tradição – A Poesia nos Une é um concurso de poesia, declamação e instrumental e prevê a seleção de dez poemas inéditos, cuja temática deve estar alinhada ao contexto sociocultural do Rio Grande do Sul. De acordo com a secretaria responsável pela organização, as obras devem abordar a produção literária do estado, com enfoque em temas como nativismo, regionalismo e tradicionalismo, com apresentação ao público em novembro de 2025.
As inscrições começam na próxima sexta-feira (15) e seguem até o dia 15 de setembro.
Jornalismo Rádio Tapejara