Tapejara aparece como suplente na lista de classificados
O Programa RS Qualificação Recomeçar do Governo do Estado vai oferecer aos alunos participantes dos cursos de formação profissional uma bolsa de estudos de R$ 750 a cada 40 horas de aula. A iniciativa foi apresentada pelo secretário estadual de trabalho e desenvolvimento profissional, Gilmar Sossella, durante encontro com empresários e lideranças regionais, nesta segunda-feira (28), em Tapejara.
O evento, promovido pela ACISAT, em parceria com a Prefeitura, foi realizado no auditório da Superintendência Regional do Sicredi Altos da Serra. A proposta do evento, segundo o secretário, foi identificar as áreas que mais precisam de qualificação profissional. “O programa RS Qualificação Recomeçar tem um propósito, que é não só dar um curso, mas oferecer uma bolsa de qualificação. Além O aluno vai receber uma bolsa de incentivo. E o propósito da palestra foi identificar que tipo de profissão nós precisamos qualificar aqui em Tapejara. Porque a ideia do programa é a empregabilidade. A gente quer que o aluno faça o curso e garantir um emprego ou criar seu próprio negócio”.
Representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do SENAI e da Associação Comercial de Tapejara participaram do evento. Ao todo, o Governo Gaúcho pretende aportar R$ 40 milhões no programa, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Tapejara é suplente no programa
Na lista de municípios classificados, que foi divulgada há cerca de 10 dias, Tapejara aparece como suplente para receber os cursos vinculados ao programa. A colocação ocorre porque o programa é destinado prioritariamente aos locais diretamente atingidos pelas enchentes de maio do ano passado.
Também presente no evento, o vice-prefeito de Tapejara, Rodinei Bruel (Gipe), destacou as ações já adotadas pelo município para oferecer qualificação profissional. Em entrevista à Rádio Tapejara, Gipe citou a articulação para a instalação de uma unidade do SENAI no município, algo que, segundo ele, ampliaria a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e trabalhadores.
“A gente vem fazendo, há muito tempo, oficinas do SEBRAE, do SENAI. Estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para trazer uma unidade do SENAI para Tapejara. Está em fase adiantada de tratativas. E nós continuamos atentos, oferecendo vários cursos. Tendo um curso técnico em Tapejara, você já consegue seu trabalho. Hoje, a grande maioria dos cursos, a gente vai a Erechim para fazer. Mas nós vamos trazer uma unidade para cá, para que os cursos sejam feitos aqui”, afirmou.
Jornalismo Rádio Tapejara
62.506.217 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.