Texto destaca que caso foi tratado com seriedade
Um perfil falso criado com o objetivo de espalhar medo e ameaças falsas de supostos ataques a escolas de Tapejara já foi identificado e desativado. A informação foi divulgada em uma nota oficial emitida pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (25). Segundo o comunicado, o perfil, que fez publicações com mensagens de violência e referências religiosas na rede social Instagram, chegou a adicionar estudantes, professores e páginas escolares, o que causou preocupação na comunidade.
De acordo com o texto, quando o caso chegou ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação, ainda na terça-feira (22), o Governo acionou as direções de escolas e creches municipais, assim como o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Brigada Militar e a Polícia Civil. “A partir da atuação da inteligência do Ministério Público, o perfil já foi identificado e desativado, e as investigações seguem em curso”, informou a nota. As autoridades continuam acompanhando o caso.
Ainda conforme o comunicado, as mensagens voltaram a circular em grupos de WhatsApp e em redes sociais nesta sexta-feira (25), o que reacendeu os temores. Segundo a Prefeitura, no entanto, “tudo indica que pessoas de má-fé tenham deliberadamente espalhado esse conteúdo para provocar pânico”. O texto classificou a atitude como inadmissível e reforçou que qualquer tipo de ameaça, ainda que falsa, é tratada com seriedade.
A nota reforça, ainda, que as escolas municipais de Tapejara já contam com medidas de segurança, como portões com controle de acesso, câmeras de monitoramento, equipes preparadas, vigilância reforçada pela Brigada Militar e protocolos de segurança revisados e ativos.
Escolas entram em recesso na próxima semana
As aulas da rede municipal de ensino entram em recesso nesta sexta-feira (25). A Prefeitura esclareceu que a pausa já estava programada e “não tem qualquer relação com os boatos recentes”.
.
Confira a nota na íntegra
“Nota Oficial – segurança, verdade e cuidado com nossa comunidade escolar
A Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem a público tranquilizar a comunidade escolar e esclarecer os fatos ocorridos nesta semana.
Na terça-feira, 22 de julho, foi identificado um perfil falso criado nas redes sociais com o claro intuito de espalhar medo e insegurança, utilizando mensagens com ameaças infundadas de violência em escolas e referências religiosas. O perfil adicionou estudantes, professores e páginas escolares de Tapejara, o que causou grande apreensão entre alunos, famílias e servidores.
A ação, embora baseada em uma mentira, foi tratada com total seriedade. Assim que o caso chegou ao conhecimento da Secretaria de Educação, a rede municipal foi mobilizada. Direções de escolas e creches foram notificadas, e as autoridades competentes acionadas imediatamente: Ministério Público do Rio Grande do Sul, Brigada Militar e Polícia Civil. A partir da atuação da inteligência do Ministério Público, o perfil já foi identificado e desativado, e as investigações seguem em curso.
Mesmo após o controle da situação, na sexta-feira, 25 de julho, as mensagens voltaram a circular em grupos de WhatsApp e redes sociais, reacendendo o medo. Tudo indica que pessoas de má-fé tenham deliberadamente espalhado esse conteúdo para provocar pânico — o que é inadmissível.
Apesar de ser uma fake news, a Prefeitura reforça que não se trata de exagero tratar esse tipo de situação com rigor. Em tempos em que fatos graves vêm sendo registrados em outras cidades, qualquer ameaça, mesmo falsa, deve ser respondida com responsabilidade. E é isso que temos feito: acolher, orientar, informar e proteger.
Além das medidas imediatas, reforçamos que a rede municipal segue em estado de atenção e prevenção constante. Nossas escolas contam com portões controlados, câmeras de monitoramento, equipe treinada, vigilância reforçada da Brigada Militar e protocolos de segurança ativos.
Informamos também que as escolas municipais estão entrando em recesso escolar, conforme o calendário letivo previamente estabelecido. Essa pausa já estava programada e não tem qualquer relação com os boatos recentes.
Reiteramos nosso pedido: não compartilhe conteúdos sem origem confiável. A divulgação de notícias falsas gera pânico desnecessário e pode ter consequências sérias. A melhor forma de combater o medo é com informação, união e serenidade.
Tapejara é uma cidade que cuida. A Prefeitura segue firme em seu papel de proteger e garantir o bem-estar dos estudantes, profissionais da educação e de todas as famílias tapejarenses. Seguimos vigilantes, mas com a tranquilidade de quem age com responsabilidade.”
.
Jornalismo Rádio Tapejara
62.235.975 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.