Cine Debate marca programação do Maio Laranja com estudantes do Ensino Médio em Tapejara
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
561

Cine Debate marca programação do Maio Laranja com estudantes do Ensino Médio em Tapejara

Atividade reuniu profissionais da rede de proteção

Por Belchyor Teston
29/05/2025 15:49
Atualizado: 29/05/2025 16:12
Compartilhar
        


A Secretaria de Desenvolvimento Social de Tapejara realizou, na noite de quarta-feira (28), no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, um cine debate com estudantes do Ensino Médio, em alusão à campanha nacional Maio Laranja, que visa ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A atividade foi conduzida a partir da exibição de curtas-metragens e contou com a participação de profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Conselho Tutelar. O debate foi mediado pela psicóloga do Cras, Helena Loregian Moresco, e pela psicóloga Simone Rodigheri Brusque, coordenadora da Proteção Social Especial no município.

Integraram a mesa a psicóloga Suelen Scariot e a assistente social Eduarda Quadro Casarin (Creas); a psicóloga Maria Caroline da Silva e a assistente social Michele Benedetti (Cras); além das conselheiras tutelares Marivania Padilha e Sintia Sabrina Favretto.

Durante o debate, os profissionais abordaram temas como os sinais de abuso, os canais de denúncia, os fluxos de atendimento e as estratégias de enfrentamento e superação de casos de violência sexual infantojuvenil. Após as exposições, os estudantes foram convidados a registrar, de forma anônima, dúvidas e observações, além de poderem fazer uso da palavra, caso desejassem, por meio do microfone disponível.

O secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Scariot, também participou do evento e destacou o trabalho em rede realizado pela pasta, em conjunto com os demais órgãos e esferas de proteção. Segundo ele, a ação tem como objetivo fomentar a conscientização e ampliar o diálogo sobre o tema entre os jovens, por meio de estratégias educativas e reflexivas.

A atividade integra o conjunto de ações promovidas ao longo do mês de maio, voltadas à mobilização social em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Fonte: ASCOM / Prefeitura de Tapejara




Notícias Relacionadas