A Secretaria da Saúde de Tapejara divulgou nesta segunda-feira (19) que há em Tapejara, 19 casos confirmados de dengue.
Ações de Combate à Dengue em Tapejara:
O Setor de Vigilância Ambiental em Saúde realiza diversas ações permanentes para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e combater os casos de dengue no município:
- Vistorias domiciliares (LI+T)
As agentes de endemias realizam visitas a imóveis a cada 60 dias, durante todo o ano, seguindo o programa nacional de combate à dengue (PNCD). A atividade tem foco na identificação de focos e na orientação da população.
- Educação nas Escolas
Por meio do Programa Saúde na Escola, os alunos aprendem sobre o ciclo do mosquito e a importância de evitar água parada. Eles são incentivados a atuar como vigilantes em casa e a compartilhar as informações com suas famílias.
- Monitoramento de Pontos Estratégicos
Locais como borracharias, mecânicas, postos, cemitérios e parques de rodeios recebem visitas quinzenais e, quando necessário, aplicação de inseticida.
- Borrifação Residual (BRI)
Preventiva: realizada em prédios públicos com grande circulação de pessoas, com duração de até 4 meses.
Reativa: aplicada no interior das casas de pacientes positivos para dengue, zika ou chikungunya.
- Pesquisa Vetorial Especial (PVE)
Em períodos epidêmicos, são investigadas até 9 quadras ao redor da residência/trabalho/escola do paciente positivo, com eliminação e tratamento de focos e orientação à população.
- Bloqueio Viral
Aplicação de inseticida Cielo ULV nas quadras com casos positivos. É uma ação complementar ao BRI reativo, que também é feito na casa do paciente.
- Inseticidas seguros
Todos os produtos utilizados são distribuídos pelo Ministério da Saúde, com apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde, e são seguros para uso na saúde pública.
.
Fonte:
Prefeitura de Tapejara