Tapejarense participa do velório do Papa Francisco com familiares, em Roma
RELIGIÃO
3.6K

Tapejarense participa do velório do Papa Francisco com familiares, em Roma

Grupo está em excursão e teria um encontro com o pontífice

Por Belchyor Teston
25/04/2025 15:11
Compartilhar
        


A tapejarense Cremilda Fátima Calegari, de 75 anos, participou, na última terça-feira (22), do velório do Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma. Ela integra uma excursão religiosa junto com a irmã, Zelilda Salete Morello Andreolla (68), de Erechim, e a afilhada, a jornalista Elise Andreolla Veras (40), natural de Erechim e que atualmente reside em São Paulo.

O grupo estava em Roma e participaria de uma audiência papal, agendada para a segunda-feira (21). Com o falecimento do pontífice, no entanto, as três tiveram a oportunidade de participar da despedida de Francisco.

“Tivemos agendado audiência com o Papa, mas, devido ao falecimento, fomos ao seu velório. Um momento único de participar, poder me despedir dele. É uma emoção muito grande, é um sonho realizado. Fiquei muito emocionada, não tem palavra para escrever. Foi muito lindo, jamais vou esquecer”, descreveu Cremilda.

O acesso à última homenagem ao Santo Padre exigiu esforço. Para chegar ao local onde o corpo de Francisco está sendo velado, as três permaneceram cerca de quatro horas na fila, conforme contou a afilhada de Cremilda.

“Insistimos muito, cancelamos alguns eventos que tínhamos durante o dia para acompanhar o velório. Foi um momento único para todos nós, porque sempre gostamos muito do Papa. Ele era um Papa do povo, com carinho acolhedor para todos, trazendo uma visão moderna, importante para a Igreja. Percebemos pessoas do mundo todo na fila. Foram mais de quatro horas até conseguirmos chegar perto do corpo do Papa”, afirmou Elise.

A despedida foi marcada por emoção, com breves segundos de oração ao lado do corpo e permissão excepcional para registros fotográficos. “Conseguimos chegar muito perto do corpo do Papa. Era ao lado. A gente conseguiu fazer fotos, vídeos. Isso foi um extraordinário da Basílica São Pedro, porque não se pode bater fotos lá dentro. Mas eram alguns segundos. Para passar todas as pessoas que estavam naquela fila, eles deixavam uns cinco segundos cada pessoa. Todo mundo em silêncio, concentrado, esperando chegar esse momento. É uma mistura de emoção, de agradecimento. São muitas coisas que se passam no nosso pensamento, de saber o que ele transmitiu para o mundo. Essa paz, esse amor, esse carinho, que eram nítidos nos seus olhos, no seu comportamento”, completou a jornalista.

Depois de participar do velório, o grupo segue com a excursão pela Terra Santa.

Jornalismo Rádio Tapejara

*Colaborou a jornalista Elise Andreolla Veras




Notícias Relacionadas