Na madrugada desta sexta-feira, dia 14, a população do Brasil inteiro poderá acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025.
Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra. O evento atingirá sua totalidade às 3h58 da manhã (horário de Brasília) da sexta-feira (14), quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, que ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.
Por isso, o evento também é conhecido como "Lua de Sangue".
De acordo com plataformas especializadas, o eclipse parcial deverá ter início às 2h09 (no horário de Brasília), quando o disco da Lua começará a escurecer. Às 03h26 começará então eclipse total e a coloração da Lua ficará cada vez mais vermelha. O máximo do eclipse total será às 3h58.
Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, diz que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.
Como observar o eclipse?
Nenhum equipamento especial é necessário para observar o eclipse. A Lua de Sangue será visível ao olho nu. "Um ambiente escuro longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização".
.
Redação: Jornalismo Rádio Tapejara
Fonte: G1