O tempo firme se mantém em todo o Rio Grande do Sul neste fim de semana. No sábado (20), o sol deve predominar durante a tarde, entre algumas variações de nebulosidade ao longo do dia. No domingo (21), o sol e o tempo firme continuam.
Apesar da elevação da temperatura durante o veranico no sábado, as manhãs e as noites ainda devem continuar geladas. A elevação da temperatura ocorre pela orientação da circulação do vento, contendo uma massa de ar seca e quente, que favorece o aumento gradual da temperatura. O fenômeno ocorre na Fronteira Oeste e na Região das Missões, onde os termômetros devem se elevar ainda mais.
Já o frio durante o início e o fim do dia acontece pela perda radiativa de energia da superfície para a atmosfera. Há risco de geada matinal nas áreas mais altas da Serra. E condição para nevoeiro no início da manhã em áreas da Campanha e da Região dos Vales.
Em Salvador do Sul, no Vale do Taquari, e em Novo Tiradentes, no Norte, a máxima é registrada com 27°C. Já a mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra, com 4°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 19°C.
No domingo, o sol e o tempo firme continuam. Não há previsão de chuva em nenhuma das áreas do Estado. O calor predomina no último dia do fim de semana, com o aumento significativo da temperatura. Há risco para nevoeiro de manhã em áreas da Região Central e na Região Metropolitana.
Os termômetros registram a máxima, novamente, em Novo Tiradentes, no Norte, com 27°C. E São José dos Ausentes, na Serra, marca novamente a mínima: 4°C. Na Capital gaúcha, a temperatura varia de 13°C a 21°C.
.
Fonte:
GZH