Chuva retorna amanhã e tem previsão de geada no fim de semana
CLIMA
728

Chuva retorna amanhã e tem previsão de geada no fim de semana

Por Alessandra Staffortti
22/05/2024 08:34
Compartilhar
        


-A quarta-feira (22) será marcada pelo tempo dividido no Rio Grande do Sul. Uma nova área de baixa pressão atmosférica se forma e ajuda a reforçar a instabilidade sobre o Estado. Na segunda metade do dia, uma nova frente fria tem origem no RS.]

Nas Missões, no Norte, no Noroeste, na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, e na Serra, o sol predomina e não há previsão de chuva. Na Fronteira Oeste, na Região Central, na Campanha e no Sul, o dia começa com tempo fechado e pode chover a qualquer momento, com forte intensidade.

A temperatura se eleva na Metade Norte devido ao calor pré-frontal. O fenômeno ocorre pois o ar quente é pressionado pelo ar polar que está chegando; esse choque faz com que o ar aqueça, aumentando a temperatura.

Durante a tarde, Vicente Dutra, no Norte, registra a máxima: 31ºC.

Na quinta-feira (23), o tempo segue instável. no Noroeste, no Norte, na Serra, nos Vales e na Região Metropolitana, chuva forte em períodos alternados do dia.

Com a atuação da frente fria, a temperatura cai no RS. A mínima será registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 2ºC. Já a máxima, será marcada pelos termômetros de Novo Tiradentes, no Norte: 22ºC.

.

IMAGEM DO SATÉLITE ÀS 8H DA MANHÃ, MOSTRAM TAPEJARA:

- HOJE: tempo bom em Tapejara durante todo o dia. À tarde a temperatura pode chegar aos 26ºC

- AMANHÃ: Tapejara terá sol no amanhecer, aumento de nuvens e chuva a partir da tarde. Previsão de 30mm . A temperatura deve oscilar entre 17 e 25ºC.

.

A quarta-feira será marcada pelo tempo firme na maior parte do Estado, em especial na região norte. No entanto, um sistema de baixa pressão, já em formação, deve favorecer a passagem de uma nova frente fria, que alcançará todas as regiões do Estado, e isso inclui Tapejara.

O analista do laboratório de meteorologia da Embrapa, Aldemir Pasinato, explicou que a quinta será o dia mais chuvoso na cidade e região. A chuva pode ir acompanhada de vento, descargas elétricas e temporais localizados, o que exige atenção.

A sexta-feira pela manhã ainda terá chuva, mas uma nova mudança ocorrerá na tarde de sexta-feira, quando ingressa um frio muito forte, fazendo a noite de sexta-feira já ter mínimas de 6ºC. Pasinato alerta que o sábado e domingo serão os dois dias mais frios até agora neste ano, com o sábado tendo mínimas de 3ºC e o domingo mínimas de 2ºC, com predomínio do sol nos dois dias. Com isso, o domingo deve ter a primeira geada do ano em nossa região.

.

Fonte:

GZH e Uirapuru




Notícias Relacionadas