MST monta acampamento com 300 famílias em Tupanciretã
GERAL
1.4K

MST monta acampamento com 300 famílias em Tupanciretã

Área, com cerca de três hectares, fica em assentamento

Por Belchyor Teston
20/04/2024 06:25
Compartilhar
        


Um novo acampamento do Movimento Sem Terra (MST) foi criado nesta sexta-feira (19) em Tupanciretã, no noroeste do RS. No local, estão sendo construídos alojamentos em lona para abrigar cerca de 300 famílias vindas de diversos municípios da região.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, com o lema “Ocupar para o Brasil Alimentar”, que ocorre em todo o país no mês de abril. A expectativa, conforme o diretor estadual do MST, Alencar Cavalheiro, é que ao menos 500 famílias ocupem o espaço nos próximos dias.

— O movimento é constituído de famílias que moram nos municípios ou na zona rural e que por algum motivo chegaram no seu limite na tentativa de ascender profissionalmente, de não conseguir garantir o pão de cada dia. Então agora todos terão moradia, que é a única maneira que temos de fazer com que a luta avance, que haja uma mobilização — disse.

A área cedida, de cerca de 3 hectares, fica no Assentamento Santa Rosa. Na região, que abrange as cidades de Tupanciretã, Jóia, Júlio de Castilhos, Pinhal Grande, Salto do Jacuí, Cruz Alta, Quevedos e Boa Vista do Incra, são 42 assentamentos, que somam 1.826 famílias assentadas.

O movimento busca discutir a retomada da luta pela terra no Brasil. Segundo levantamento do movimento, são 25 mil famílias mobilizadas em 17 estados brasileiros, com 53 ações entre ocupações, novos acampamentos, assembleias e mobilizações.

Até esta sexta-feira, foram 28 invasões e novos acampamentos, em 11 estados e no Distrito Federal.

Fonte: GZH




Notícias Relacionadas