Joaquim Noah Nunes, conheça a história do mais jovem ciclista a participar de um pedal na região.
ESPORTES
2.2K

Joaquim Noah Nunes, conheça a história do mais jovem ciclista a participar de um pedal na região.

Joaquim tem apenas 4 anos e é apaixonado por ciclismo.

10/04/2024 16:19
Atualizado: 10/04/2024 23:48
Compartilhar
        


O 3° Pedal de Santa Cecilia do Sul contou com a presença muito especial de um ciclista com idade recordista a participar de trajetos de cicloturismo em toda a região. Joaquim tem apenas quatro anos e desde os 2 anos e meio anda de bicicletas.

Filho de Rubia Tuana Nunes e Elias Nunes, o pequeno Joaquin tem o DNA de ciclista, visto que seus pais são praticantes da modalidade e desde muito cedo apresentaram ao filho a sua primeira bicicleta. Com o auxílio de rodinhas em uma bicicleta aro 12 Quinzinho, como é carinhosamente chamado pelos pais, aprendeu a pedalar e a partir desse momento o aprendizado e evolução no ciclismo começaram a surgir de maneira muito rápida.

- Recordo-me que no dia 30 de outubro de 2022 estávamos tomando café e ele pediu para mim: “Pai, tira as rodinhas da minha bici”. Neste mesmo dia ele aprendeu a andar sem rodinhas, decidimos então dedicar o dia todo para auxilia-lo ainda mais no aprendizado. No início ele teve algumas dificuldades, como manter o equilíbrio e andar certinho, mas logo pegou o jeito e desde então passou a utilizar a bicicleta sem rodinhas – Revelou Elias.

A partir do momento que Joaquim aprendeu a andar sem o auxílio de rodinhas, rapidamente ele pediu uma bicicleta maior, segundo seu pai, em torno de 15 dias o pequeno ciclista já conseguia se equilibrar corretamente e demonstrava capacidade de utilizar uma bicicleta com aro maior.

- Ele disse que a bicicleta que ele usava era pequena para ele (risos), foi então que por felicidade do destino na casa da bisavó dele tinha uma com aro 16 que era de um primo meu. Nós então buscamos esta bicicleta e ele passou a utiliza-la sem dificuldades. Foi então que no início deste ano, após um bom tempo utilizando a bicicleta presenteada pela bisavó que o Joaquim pediu uma ainda maior, fomos até Lagoa Vermelha, mais precisamente na oficina do Ricardo Machado, e compramos a bicicleta aro 20 que foi a que ele utilizou no pedal do último domingo – completou Elias.

Para Joaquim, uma bicicleta maior foi motivo de imensa alegria, a partir do momento que ele ganhou o presente passou a descobrir mais opções de percursos, desbravando as trilhas e terrenos do sítio da família na comunidade de Santa Terezinha, Santa Cecilia do Sul.

Com a coragem e o dinamismo de Joaquim, os pais passaram a observar as habilidades do menino ainda mais de perto e viram no 3° pedal de Santa Cecília do Sul a oportunidade de inscrevê-lo no seu primeiro pedal com apenas 4 anos de idade. Foi então que os pais de Quinzinho decidiram fazer a sua inscrição no trajeto de 12 km acompanhado de sua mãe Rubia.

O tempo chuvoso fez com que o pai, Elias, repensasse na participação de Joaquim no pedal, mas segundo ele o filho estava mais do que determinado a participar.

- Quando eu falei para ele que talvez ele não pudesse participar por conta da chuva, ele começou a chorar e quis participar a todo custo. Foi então que chegamos a um acordo com a mãe dele e com o pessoal da organização que prontamente disponibilizou apoio em caso d’ele não conseguir completar o percurso – Contou Elias, emocionado com a determinação do filho.

Joaquim pedalou por mais de 8 km pelas trilhas e caminhos do trajeto total de 12 km, por conta do aumento da chuva e também a temperatura baixa, a mãe do ciclista decidiu finalizar o trajeto nos 8 km.

Com o feito, Quinzinho recebeu o troféu de ciclista mais jovem do pedal. A conquista foi muito importante para ele, pois além de ser o seu primeiro pedal, ele recebeu uma importante premiação pela sua determinação, coragem e também foco na modalidade.

O pai, Elias Nunes, se mostra muito orgulhoso de seu filho e revelou a Rádio Tapejara que a família já entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Santa Cecilia do Sul para que o pequeno participe dos pedais nos municípios de Paim Filho e Capão Bonito do Sul, nos dias 14 e 28 de abril, respectivamente.

- Para nós é muito gratificante, jamais imaginávamos tamanha repercussão. O que mais nos enche é a determinação do Joaquin, é gratificante demais saber da determinação e paixão que ele tem pelo ciclismo.

Nascido no dia 27/07/2019, desde muito cedo Joaquim Noah acompanha os pais pelos pedais que participam. O pequeno ciclista é exemplo para todos os praticantes na modalidade e cada vez mais deve ganhar espaço no ciclismo regional e estadual.

Reportagem Esportiva Rádio Tapejara.




Notícias Relacionadas