Colheita da soja chega a 3% da área plantada no RS
AGRICULTURA
1.4K

Colheita da soja chega a 3% da área plantada no RS

Ritmo está abaixo da média para o período, que é de 19%

24/03/2024 06:15
Compartilhar
        


De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater nesta semana, a colheita da soja avançou para 3% da área cultivada no Rio Grande do Sul. No período entre os dias 15 e 17 de março, ocorreram chuvas intensas, principalmente nas regiões a Oeste do Estado. Nessas áreas, a continuidade das atividades de colheita e os tratamentos fitossanitários foram interrompidos devido ao excesso de umidade e algumas lavouras apresentaram danos por erosão em razão dos grandes volumes precipitados.

A fase predominante no estado gaúcho é o enchimento de grãos, atingindo 59%, seguido da maturação 27%. Os rendimentos iniciais das lavouras precoces variaram de 1.500 quilos por hectare, nas regiões que estão obtendo menor produtividade e tiveram chuvas insuficientes, a 4.800 quilos por hectare onde as chuvas foram mais frequentes. A área cultivada no Estado está estimada em 6.681.716 hectares. A produtividade projetada é de 3.329 quilos por hectare.

Em termos fitossanitários, prevalece o controle de doenças de final de ciclo, especialmente da ferrugem-asiática. Segundo o informe, nas zonas em que ocorreram mais chuvas, os produtores enfrentam dificuldades relacionadas ao excesso de umidade no solo para o trânsito de pulverizadores. Eles também estão preocupados em relação a possíveis perdas por ferrugem nas lavouras que receberam aplicações há mais de 20 dias, pois o período residual dos fungicidas está praticamente expirado.

Outro problema, observado em várias regiões, é a infestação de plantas daninhas como a buva e o caruru, revelando falhas no protocolo de controle por meio de aplicações de dessecantes ou por resistência das plantas aos produtos aplicados. O valor médio da saca de 60 quilos de soja, de acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater, aumentou quando comparado à semana anterior. Em Marau, por exemplo, a saca de 60 quilos, durante essa semana, passou para R$ 113,00.

Fonte: Tua Rádio Cacique / Emater




Notícias Relacionadas