Norte gaúcho segue em alerta para temporais nesta quinta-feira
CLIMA
745

Norte gaúcho segue em alerta para temporais nesta quinta-feira

Após o vento, alerta agora é para quantidade de chuva

21/03/2024 13:08
Compartilhar
        


Apesar de o pior já ter passado em algumas cidades, a chuva deve continuar durante esta quinta-feira (21). Em municípios da Região Norte e da Serra, ainda há chances de tempestade. À noite, a chuva deve reduzir a intensidade em todo Estado, com possibilidade de pancadas isoladas em algumas regiões.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com três alertas ativos para esta quinta-feira. Dois deles, emitidos de madrugada, são válidos até 12h e abrangem todo o Estado, alertando para tempestades, com possibilidade de agravamento na Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra e Região Norte. O outro, válido até as 22h, chama atenção para a chance de chuva e vento forte em parte da Região Norte e da Serra.

— Uma frente fria, que se formou próxima à Argentina, e ontem chegou ao Estado. Esse sistema foi subindo e agora está mais próximo de Santa Catarina. Então o pior já passou naquelas cidades que amanheceram com temporal. A preocupação agora é para o norte e serra gaúcha, que tem chance de chuva até o meio da tarde — afirma Stefanie Tozzo, meteorologista da Climatempo.

Em Porto Alegre, também deverá chover até o início da tarde desta quinta-feira. Contudo, a previsão é que a chuva seja menos intensa, diferente do que pode acontecer nas regiões mais próximas da divisa com Santa Catarina. Na Região Sul e da Campanha, chuva fica ainda mais fraca, com pancadas passageiras ao longo do dia.

O Inmet alerta para o risco de chuva entre 30 mm e 60 mm por hora, vento intenso e queda de granizo na região que ainda deve receber temporal. Ainda, é possível que haja corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos, episódios que foram registrados na Capital e em outros municípios da metade sul do Estado na última madrugada.

— Ainda, é possível que a máxima do dia já tenha sido registrada em muitas cidades. A tendência é que a temperatura reduza após a passagem da frente fria, uma vez que entra ar frio. Na noite desta quinta-feira, a mínima deverá ser registrada em várias regiões — garante Stefanie.

Na sexta-feira (22), o tempo volta a ficar firme na maior parte do Estado. Em alguns municípios da Serra e do Vale do Paranhana podem ter chuva isolada ao longo do dia. Mas, no restante do Rio Grande do Sul, a previsão é de sol com poucas nuvens.

Fonte: GZH / Passo Fundo




Notícias Relacionadas