Secretaria da Agricultura publica Nota Técnica com orientações sobre controle da influenza aviária
PAÍS
594

Secretaria da Agricultura publica Nota Técnica com orientações sobre controle da influenza aviária

Por Alessandra Staffortti
11/10/2023 09:22
Compartilhar
        


A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) publicou nessa terça-feira (10) a Nota Técnica nº 10/2023, com orientações sobre o controle da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). De acordo com a Nota, o vírus pode se espalhar através do contato direto entre animais infectados e não infectados ou de forma indireta e, por isso, faz-se necessária a mobilização de esforços para a contenção do espalhamento da doença.

“A doença é um problema interdisciplinar, que envolve os órgãos de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde de todas as esferas: Federal, Estadual e Municipal, sendo necessária uma cooperação conjunta de todos e da população, tomando os cuidados de medidas protetivas e notificando os Serviços Oficiais”, destaca o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Seapi, Francisco Lopes.

A Nota contém orientações para a população em geral, medidas de biossegurança para operadores com sequência de colocação e retirada de equipamentos, recolhimento e destinação de carcaças e desinfecção.

Para a população, a principal recomendação é a de não se aproximar, alimentar ou tocar em animais silvestres e se encontrar animais feridos ou doentes, não se aproximar ou tentar socorrer. A orientação é contatar o Serviço Veterinário Oficial (SVO) pelo Whatsapp (51) 98445-2033, que funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana, ou procurar a Patrulha Ambiental (PATRAM).

Na última semana, foram confirmados dois focos de influenza em leões-marinhos e lobos-marinhos, nos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

.

Fonte:

R. Planalto




Notícias Relacionadas