Secretaria da Agricultura publica Nota Técnica com orientações sobre controle da influenza aviária
PAÍS
562

Secretaria da Agricultura publica Nota Técnica com orientações sobre controle da influenza aviária

11/10/2023 09:22
Compartilhar
        


A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) publicou nessa terça-feira (10) a Nota Técnica nº 10/2023, com orientações sobre o controle da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). De acordo com a Nota, o vírus pode se espalhar através do contato direto entre animais infectados e não infectados ou de forma indireta e, por isso, faz-se necessária a mobilização de esforços para a contenção do espalhamento da doença.

“A doença é um problema interdisciplinar, que envolve os órgãos de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde de todas as esferas: Federal, Estadual e Municipal, sendo necessária uma cooperação conjunta de todos e da população, tomando os cuidados de medidas protetivas e notificando os Serviços Oficiais”, destaca o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Seapi, Francisco Lopes.

A Nota contém orientações para a população em geral, medidas de biossegurança para operadores com sequência de colocação e retirada de equipamentos, recolhimento e destinação de carcaças e desinfecção.

Para a população, a principal recomendação é a de não se aproximar, alimentar ou tocar em animais silvestres e se encontrar animais feridos ou doentes, não se aproximar ou tentar socorrer. A orientação é contatar o Serviço Veterinário Oficial (SVO) pelo Whatsapp (51) 98445-2033, que funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana, ou procurar a Patrulha Ambiental (PATRAM).

Na última semana, foram confirmados dois focos de influenza em leões-marinhos e lobos-marinhos, nos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

.

Fonte:

R. Planalto




Notícias Relacionadas