Em 2021, o município possui cerca de 396 estudantes ativos
A Secretaria de Educação de Tapejara promoveu na quinta-feira, 01/07, uma reunião com representantes da Associação dos Universitários Tapejarenses (Autape), para discutir o gerenciamento dos recursos financeiros do transporte estudantil que está sendo realizado pela prefeitura.
Atualmente, cabe à Associação o cadastro de estudantes e o gerenciamento da sede, além do controle da frequência nas viagens realizadas pelos universitários. O funcionamento da entidade ocorre mediante o pagamento de uma taxa semestral pelos estudantes à associação.
Gerenciamento dos recursos
Em 2018, a Prefeitura de Tapejara assumiu a gestão dos recursos em vista de problemas na prestação de contas feita pela entidade. Atualmente, a Associação estuda a possibilidade de alterar o estatuto, reduzindo as responsabilidades dos associados, já que, a mesma não possui controle total sobre os recursos.
Segundo o prefeito Evanir Wolff (BIG), o município passa por um período atípico, não sendo esta, uma ocasião ideal para uma definição. “A gestão da Associação, neste momento, deve continuar com o município e a mesma poderá voltar a gerenciar os recursos assim que tudo voltar à normalidade”, afirmou.
Conforme o secretário de Educação, Paulo Cesar Langaro, em 2019, eram 1.150 estudantes ativos entre universitários e estudantes de cursos a nível técnico, sendo que as despesas gerais chegavam ao montante de R$ 1,2 milhão. Desse montante, o município participava com 55% dos custos. Os outros 45% restantes eram formados pela arrecadação do pagamento de passagens pelos estudantes.
Atualmente
Ainda segundo Langaro, neste ano, existem 396 estudantes ativos que se deslocam para as universidades, contudo, como não há frequência regular devido à pandemia, os custos para o município giram em torno de 90%. “Cabe destacar que existe uma dívida de inadimplência dos estudantes herdada dos exercícios anteriores e que gira em torno de R$ 40 mil, por isso, os estudantes em dívida ativa estão sendo procurados para negociar os débitos”, destacou o secretário.
Reivindicações
A Autape também reivindica uma sala para instalação da sede com a finalidade de reduzir as despesas da entidade, bem como busca uma definição da prefeitura sobre a continuidade ou não da gestão dos recursos.
Conforme o presidente da Autape, Antônio Luiz, a Associação precisa de uma sala que não gere custos e que permita o atendimento dos estudantes e o arquivamento de documentos da entidade que deverão ser digitalizados, visando a ocupação de menor espaço.
A Secretaria de Educação informa ainda que voltará a se reunir com a entidade, assim que, analisar as possíveis alterações do estatuto e tiver alguma posição sobre a cedência de uma sala.
Fonte: Prefeitura de Tapejara
62.020.089 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.