ALERTA: Golpistas usam dados de redes sociais para ameaçar vítimas em Passo Fundo e região
POLÍCIA
37

ALERTA: Golpistas usam dados de redes sociais para ameaçar vítimas em Passo Fundo e região

Por Alessandra Staffortti
20/09/2026 06:15
Compartilhar
        


Um golpe de extorsão, envolvendo ligações telefônicas e mensagens pelo WhatsApp, vem sendo aplicado em Passo Fundo e região. Os criminosos utilizam números obtidos em grupos e informações encontradas nas redes sociais para identificar familiares e ameaçar as vítimas, exigindo transferências bancárias.

Uma das vítimas entrou em contato com a Rádio Planalto de Passo Fundo e relatou que recebeu mensagens e ligações de um homem não identificado, que afirmou que ela teria se envolvido com uma mulher casada e passou a exigir dinheiro.

“Num primeiro momento eu não entendi. Depois ele começou a citar o nome da minha esposa, das minhas filhas, dos meus filhos, e daí eu realmente fiquei assustado”, relatou.

O criminoso também informou dados sobre familiares, enviou uma fotografia do pai da vítima e mencionou a placa de um caminhão. Em seguida, ameaçou incendiar o veículo caso o pagamento não fosse realizado.

Diante das ameaças, a vítima transferiu cerca de R$ 1 mil por Pix. Depois, o criminoso exigiu mais R$ 5,5 mil, valor que não foi pago.

Há ainda relatos de que os criminosos utilizam imagens ou vídeos de armas de fogo e afirmam pertencer a facções criminosas para aumentar a pressão sobre as vítimas.

Todo o material encaminhado à reportagem será repassado à Polícia Civil, que deverá investigar o caso.

A orientação é ter atenção com ligações e mensagens de números desconhecidos. Em caso de ameaça ou tentativa de extorsão, não realize pagamentos, preserve prints, áudios, números de telefone e comprovantes de transferências e procure a Polícia Civil ou a Brigada Militar.

.

Fonte:

Grupo Planalto de Comunicações




Notícias Relacionadas