Inmet emite alerta laranja para chuva forte e vento de até 100km/h no RS nesta quarta-feira
CLIMA
184

Inmet emite alerta laranja para chuva forte e vento de até 100km/h no RS nesta quarta-feira

06/12/2023 08:14
Compartilhar
        


A quarta-feira (6) será de tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. Um sistema de baixa pressão que se desloca pelo Estado propicia a formação de nuvens carregadas e intensifica a chuva em todo o território gaúcho. Há previsão de nebulosidade e chuva forte na Região Central, no Sul e no Noroeste. Já na Região Metropolitana, o sol aparece entre nuvens, mas há previsão de pancadas de chuva, com raios, a partir do período da tarde. Em Porto Alegre, o volume de chuva alcançará os 40 milímetros, o que representa 33% do esperado para o mês de dezembro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja que engloba todo o Rio Grande do Sul. O aviso tem validade a partir da 1h01min desta quarta-feira e se estende até às 23h59min do mesmo dia. Os riscos apontados são de chuva forte, de até 100 milímetros por dia, vento de até 100km/h e queda de granizo.

De acordo com a Climatempo, o maior volume de chuva, 52 milímetros, está previsto para o Chuí, no Sul, e representa mais de 63% do esperado para o mês de dezembro no município. Em Tavares e Mostardas, também no Sul, a previsão é de 49 milímetros, quase 54% e 53% do calculado para o último mês do ano, respectivamente.

A temperatura máxima do Estado na quarta-feira ocorrerá em Novo Tiradentes, no Norte, onde os termômetros atingem 32ºC. Já a mínima do dia será registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 14ºC. Em Porto Alegre, a variação será entre 20ºC e 27ºC.

Na quinta-feira (7), a chuva perde intensidade, por conta da formação de uma frente fria que se desloca para o sudeste do país. Na Região Norte, no Sul e na Serra, pode chover a qualquer hora do dia. Já na Região Metropolitana, Central e Litoral Norte, estão previstas pancadas de chuva no período da tarde. Na Fronteira Oeste e demais regiões, porém, o tempo fica firme, com predomínio de sol.

Pouca coisa muda na temperatura na quinta-feira. A máxima do Estado será de 31ºC e ocorre nas cidades de Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central, Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste, e Novo Tiradentes, no Norte. A mínima, 11ºC, ocorre na Serra, novamente no município de São José dos Ausentes. Na Capital, os termômetros oscilam entre 20ºC e 26ºC.

.

Fonte:

GZH




Notícias Relacionadas