Duplicação da BR-386 terá pausa de três anos e novo cronograma
INFRAESTRUTURA
614

Duplicação da BR-386 terá pausa de três anos e novo cronograma

Obras na principal ligação entre a região norte e a capital do estado serão interrompidas em 2027 e retomadas apenas em 2030

Por Belchyor Teston
30/04/2026 12:29
Atualizado: 30/04/2026 13:39
Compartilhar
        


A duplicação da BR-386 passará por uma interrupção significativa nos próximos anos. A concessionária responsável informou que os trabalhos serão suspensos em janeiro de 2027, com retomada prevista somente para março de 2030.

A decisão já conta com aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres e está ligada à necessidade de revisar os projetos, tornando-os mais resistentes a eventos climáticos extremos, como as enchentes registradas em 2024.

O principal impacto ocorre no trecho entre Marques de Souza e Fontoura Xavier, considerado um dos mais complexos da rodovia. A execução, inicialmente prevista para ocorrer até 2028, foi transferida para o período entre 2030 e 2033.

Outros segmentos também tiveram mudanças no cronograma. A duplicação entre Carazinho e Tio Hugo foi adiada para 2036 e 2037. Já as melhorias entre Tabaí e Canoas seguem previstas a partir de 2031.

Durante a pausa, a concessionária pretende concentrar esforços na recuperação do pavimento existente da BR-386, a partir de 2027.

Apesar das alterações, os trechos atualmente em obras não serão afetados. Entre Fontoura Xavier e Soledade, a duplicação está em fase final, com liberação parcial prevista para junho. Já o segmento entre Tio Hugo e Soledade deve ser concluído até o fim deste ano.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas