“A Romaria é o grande espaço da nossa diocese no atendimento das confissões”, afirma reitor do Santuário de Ibiaçá
RELIGIÃO
60

“A Romaria é o grande espaço da nossa diocese no atendimento das confissões”, afirma reitor do Santuário de Ibiaçá

Evento religioso deve contar com mais de 30 sacerdotes da Diocese de Vacaria e de outras regiões para atendimento aos fiéis

Por Belchyor Teston
16/02/2026 14:44
Compartilhar
        


Uma das tradições mais marcantes da Romaria de Nossa Senhora Consoladora, realizada anualmente em Ibiaçá, é o caráter penitencial que mobiliza milhares de devotos e padres de diversas paróquias da Diocese de Vacaria e de outras regiões. O evento, que já faz parte da história da comunidade há 74 anos, destaca-se como um dos maiores encontros para o Sacramento da Confissão.

Segundo o reitor do Santuário de Ibiaçá, padre Felipe Carra, a Romaria tem sido, ao longo das décadas, um espaço privilegiado para os fiéis buscarem a reconciliação com Deus. “Eu arrisco dizer que se atendem mais confissões na Romaria do que durante todo o ano na nossa diocese. E essa expressão é muito bonita, justamente pela procura que nós temos. E aí se faz um movimento massivo dos padres e dos bispos da nossa diocese, que vêm para nos auxiliar no atendimento do povo”, destaca o sacerdote.

Para atender à demanda, mais de 30 padres estarão disponíveis ao longo da Romaria para oferecer o sacramento da Confissão e acolher os romeiros em momentos de aconselhamento espiritual e reflexão. “Atender as confissões na Romaria é, para nós, um trabalho muito digno e gratificante. É uma grande alegria contar com essa mobilização dos padres. É um esforço coletivo para que possamos oferecer um encontro de reconciliação com Deus”, afirmou o padre.

Capela da Misericórdia

Uma novidade da Romaria de 2026 é a criação da Capela da Misericórdia, um espaço especialmente dedicado às confissões. Segundo o reitor, a estrutura foi planejada para melhorar a acolhida e oferecer mais conforto aos romeiros, além de liberar o salão paroquial, que tradicionalmente era usado para este propósito.

“Construímos uma capela para as confissões embaixo da casa paroquial, onde antigamente funcionava, por mais de 20 anos, a secretaria paroquial. Assim, os romeiros poderão ter todo o salão paroquial liberado para alimentação, higiene e descanso, enquanto a Capela da Misericórdia proporciona um espaço tranquilo e acolhedor para esse momento tão importante da Romaria”, explicou o sacerdote.

Neste ano, a Romaria acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, tendo como tema: “No coração da Mãe Consoladora, um caminho de fé”.

.

A cobertura da 74ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora pela Rádio Tapejara tem o patrocínio:

SICREDI: Aqui cuidamos muito bem do seu dinheiro e melhor ainda de você

FOR FIX COMUNICAÇÃO VISUAL: O equilíbrio perfeito entre inovação, qualidade e custo benefício

MUX ENERGIA: compromisso com a transparência e a segurança dos nossos consumidores

BIANCHI FUNERÁRIAS: Honrando memórias, celebrando vidas

TONHON BATERIAS: revendedor Moura , Bósh e Heliar

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TAPEJARA: não fique só fique sócio

SUPERMERCADOS SASSET: aqui toda semana tem preço baixo. Em Tapejara, Ibiaçá, Veranópolis e Vacaria

.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas