A Secretaria Municipal de Saúde de Água Santa, por meio dos Agentes de Combate às Endemias, intensificou as ações de prevenção e enfrentamento à dengue com a aplicação do BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar) em pontos estratégicos do município.
A medida foi adotada após o monitoramento das ovitrampas, que identificou 12 unidades com resultado positivo, indicando a presença e circulação do mosquito Aedes aegypti em diferentes localidades. O levantamento acendeu um alerta para a necessidade de reforçar as ações preventivas, visando conter a proliferação do vetor e reduzir os riscos de transmissão da doença.
Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu de forma rápida e eficaz, ampliando as estratégias de controle por meio da aplicação do BRI em imóveis especiais e residências, técnica que cria uma barreira química nas superfícies internas, ajudando a eliminar o mosquito adulto e interromper o ciclo de transmissão.
Além da borrifação, o município seguirá com o monitoramento contínuo das ovitrampas, aliado a outras ações educativas e preventivas, com foco na vigilância permanente e na proteção da saúde pública.
A Secretaria reforça que a colaboração da comunidade é fundamental no combate à dengue. Medidas simples, como eliminar recipientes que acumulam água, manter caixas d’água bem vedadas e cuidar de pátios e terrenos, fazem toda a diferença para evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor.
.
Fonte:
Prefeitura de Água Santa
63.043.859 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.