A posição é resultado do Enamed indica que o curso é 3º melhor avaliado do Estado entre cursos federais, particulares e estaduais e o 2º melhor entre os cursos federais
O curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo teve desempenho considerado de excelência no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado na segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS). A UFFS obteve conceito 4 para o curso do Campus Passo Fundo, ficando entre os dez melhores conceitos no recorte das universidades da Região Sul.
Desempenho do curso:
3ª melhor nota entre todos os cursos de Medicina do do Rio Grande do Sul (particulares, privados e públicos)
2º melhor nota entre os cursos de Universidades Federais do Rio Grande do Sul
3º melhor nota entre os cursos de Universidades Federais do Sul do Brasil
O coordenador do curso de Medicina do Campus Passo Fundo, Julio Stobbe, lembra que no Rio Grande do Sul existem em torno de 20 cursos de Medicina, incluindo cursos privados e federais. “A nossa satisfação é porque nós atingimos um desempenho de acertos, os nossos estudantes, de 84,7%. É uma excelente média por ser uma avaliação em uma prova muito ampla, que é feita com os alunos concluintes dos cursos de Medicina”.
Julio também ressalta a importância do exame. “É importante que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação façam essas avaliações em função de que isso é um termômetro para que a gente possa ter a segurança de que os nossos acadêmicos, que os nossos formandos estão aptos para o mercado de trabalho, eles estão aptos a desempenhar de uma maneira satisfatória as suas atividades médicas, com segurança para a população”, finaliza.
Inserção no cenário de saúde municipal e regional
O coordenador do curso também atribui a nota ao trabalho que é desenvolvido na UFFS para a formação dos acadêmicos. “Passo Fundo tem uma tradição de mais de meio século no ensino médico e essa tradição realmente é algo importante, porque nós temos aqui, obviamente, além de bons profissionais para o ensino, para a docência médica, uma) infraestrutura do ponto de vista de rede, de atenção básica, onde esses acadêmicos são inseridos muito precocemente, e que ajudam no atendimento e no aprendizado da estrutura do SUS”, aponta.
Ele também comenta que as parcerias são muito importantes, como por exemplo com as instituições hospitalares e municípios. “Aqui de Passo Fundo temos, por exemplo, o Hospital São Vicente de Paula, o Hospital de Clínicas, o Hospital Bezerra Veneze, Hospital Municipal, Hospital de Caridade de Carazinho que fazem parte da rede de atenção ao cuidado e onde os acadêmicos podem exercer suas atividades práticas em âmbito das instituições hospitalares. E, além disso, a UFFS também tem convênios com uma série de municípios da região, justamente para que o acadêmico consiga ter essa visão daquilo que a gente chama de saúde nos pequenos municípios, como, por exemplo, o município de Carazinho, Pontão, o município de Ernestina, o município de Sertão, o município de Marau, onde a gente exerce atividades do ponto de vista prático. Então, além da estrutura de Passo Fundo, a UFFS tem essa inserção dos seus acadêmicos na comunidade regional. E isso faz com que esse caldo de ensino seja realmente muito interessante, porque ele tem condições de ter diferentes vivências em diferentes cenários de prática”, explica.
Curso é nota 5 no Enade
O curso de Medicina da UFFS de Passo Fundo também foi avaliado em outra prova, a do Enade. Em 2025, o resultado do curso foi destaque nacional, atingindo a segunda melhor nota do país e a 1ª melhor nota do Rio Grande do Sul.
Julio explica que nessa avaliação, além do desempenho dos estudantes, é levado em consideração o tipo de ensino, a avaliação dos professores e toda a infraestrutura que é oferecida para o desempenho acadêmico. “E nessa nós temos nota 5, que é a nota máxima aí do MEC. Então, isso coroa um trabalho de todo um time e mais, transmite a segurança que os nossos formandos podem trabalhar de uma maneira segura também em prol da nossa população”, afirma.
Fonte: ASCOM / UFFS
62.970.289 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.