Município comemorou seis décadas de emancipação no último sábado
Em discursos proferidos durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (24), os vereadores ibiaçaenses celebraram o aniversário de 60 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no último sábado, dia 22 de novembro. Os parlamentares usaram a tribuna para relembrar a história da cidade e homenagear aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade.
Nos pronunciamentos, os vereadores destacaram a importância das figuras políticas, servidores públicos, agricultores e toda a comunidade ibiaçaense que, ao longo das seis décadas, contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do município. Os parlamentares ainda enfatizaram a história de fé e trabalho que define Ibiaçá, e o progresso alcançado graças ao empenho coletivo.
Confira a seguir os discursos dos vereadores:
Keilor Basso: "Eu gostaria de aproveitar esse espaço para parabenizar todo o povo ibiaçaense, pela bonita história que a gente vem construindo do nosso município, através de diversas pessoas, prefeitos que aqui passaram, vereadores, e a todos que se dedicam para fazer a diferença e para construir um município cada vez melhor. Parabéns a todos nós e a Ibiaçá Por esses 60 anos. É uma história bonita que vem sendo construída, um desenvolvimento cada vez maior para o nosso município. Dá gosto de viver e divulgar o nosso município para toda a região. Parabéns a todos."
Jusseno Felini: "Quero parabenizar o nosso município e a todos que aqui vivem e fizeram a história de Ibiaçá. Nesses 60 anos, políticos, padres, pastores, funcionários, professores, enfim, todos que de uma forma ou de outra ajudaram para o crescimento. Também não podemos deixar de falar de nossos agricultores, do passado, que desbravaram esta terra, vindos de outros municípios de nosso estado, e que hoje não se encontram mais aqui entre nós. E que a nossa bandeira diz: terra de fé e produção. Se teremos em fevereiro de 2026 a 74ª Romaria, é porque Ibiaçá é muito mais velho. Na fé e na produção, ainda distrito de Sananduva, com o nome de Nova Filme, onde o pessoal da Itália trouxe este nome de lá. E, por fim, Ibiaçá, no dia 22 de novembro de 1965. Parabéns aos ibiaçaenses, a todos que aqui participam, saúde e muita prosperidade."
Vilmar Inácio Pellin: "Quero parabenizar o nosso município pelos 60 anos de emancipação político-administrativa. E também, há 60 anos atrás, a minha família migrou para o município de Ibiaçá. Então, faz 60 anos que fomos acolhidos aqui nessa cidade, que era e ainda é uma cidade promissora. E gostaria, além de agradecer, como todos já falaram, aos servidores, ex-vereadores, ex-prefeitos, de nominar quem foram os ex-prefeitos, que a maioria do povo, às vezes, as pessoas mais novas, não lembram quem foram os ex-prefeitos. O primeiro comandante, vamos dizer assim, no município foi o senhor José Antônio Pelin, que ele foi interventor federal. Como estávamos no meio das eleições e no regime militar, a União, o presidente da República, nomeou o senhor José Antônio Pelin como interventor municipal de Ibiaçá. O primeiro prefeito foi o senhor Hildebrando Lenzi. Depois tivemos o prefeito Ricardo do Rigon, depois o prefeito Glodovir Piana, depois tivemos novamente o prefeito Hildebrando Lenzi, depois do Hildebrando veio o Hélio Durigon, depois do Hélio veio novamente o Glodovir Piana, depois do Piana veio o Paulo Roberto da Luz, depois do Paulo Roberto da Luz veio o doutor João Rudemar da Costa, por dois mandatos, depois do doutor João veio o Ulisses, também por dois mandatos, depois do Ulisses veio o Claudiomiro Fracasso, depois voltou novamente o Ulisses, e atualmente temos o prefeito Jones. Cada um no seu tempo fez, lutou, para que Ibiaçá se tornasse o que é hoje. Aquela cidadezinha pequena, quem vê nas fotos antigas o que era Ibiaçá. A última rua, praticamente era essa rua aqui da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura. E hoje a gente não é uma cidade grande, mas é uma cidade boa de se morar, a gente está perto de Passo Fundo, onde se tem todos os recursos, tem shopping, tem aeroporto, tem acesso por ônibus a praticamente todas as capitais do país. Então, é uma cidade boa de morar. Temos problemas, sim, de violência, de drogas principalmente, sim, já está batendo na nossa porta e preocupando também. Mas é um lugar bom de morar.”
Alcir Stefani: "Em primeiro lugar, quero dar os parabéns aos 60 anos de Ibiaçá, onde todo mundo, todos os prefeitos que passam, eu sempre sou daquela opinião que quem passa, ele faz o possível para fazer o bem no município. E disse para o atual prefeito também que ele vai passar também e vai sobrar coisas para fazer no município. Nenhum vai fazer tudo o que precisa. É bom que tenha problema, porque se não tivesse problema não precisava ter o prefeito e nem o secretário. Então, eles estão aí para ajudar o prefeito a resolver os problemas do município, como os servidores e como os vereadores também têm que fazer esse papel. Eu já fui secretário, já ajudei também, mas lembro quando meu pai dizia que quando Ibiaçá ainda pertencia a Sananduva, era comissário e trabalhava em prol do município, ajudar a população para que Ibiaçá seja um município que continue crescendo, cada um fazendo a parte dele e continuar o progresso de Ibiaçá."
Mauro Baschera: "Não poderia deixar de parabenizar o nosso município pelos 60 anos de emancipação político-administrativa. Quero dizer com muito orgulho que fui parte de muitas administrações aqui em Ibiaçá, como servidor público. Quero, de forma especial, agradecer o trabalho de todos os prefeitos, de todos os partidos políticos, vereadores e, em especial, os servidores públicos também, que são partes da administração municipal. Dizer que o município de Ibiaçá cresceu, vem crescendo e tem potencial para crescer ainda mais. É um município que nos orgulha, eu sempre digo, eu amo Ibiaçá, vivo aqui, minha família está aqui e a gente priva pelas coisas boas aqui do nosso município. Quando ocupei a tribuna desta casa, me prontifiquei a votar projetos importantes. Tanto é que, na primeira sessão, eu indiquei aqui algumas melhorias para a nossa cidade. Logo mais adiante tem um projeto. Mas eu acredito que todos vocês têm esse pensamento, a grande maioria, de fazer as coisas em prol do nosso município."
Élvio Brasil: "Quero também parabenizar todos os ibiaçaenses pelos 60 anos de emancipação político-administrativa, a todos os prefeitos que passaram pela gestão municipal, desde os primórdios, desde a emancipação, a todos os vereadores, a todos os funcionários públicos que construíram o município de Ibiaçá, município que com certeza são seis décadas de progresso, de história, trabalho, união e conquista. E a gente se sente já ibiaçaense, como eu falei, resido aqui desde 2011, constituí família aqui nesse município, que tão bem me recebeu, e desta forma, como vereador, podem ter certeza que muito estarei trabalhando para toda a população ibiaçaense."
Marcelo Corso: "Começo também parabenizando aos ibiaçaenses pelos 60 anos do nosso município. Agradecer e parabenizar todos os ex-prefeitos, os ex-vereadores, cada um com sua contribuição, cada um na sua época fez com que o nosso município hoje chegasse aonde está aqui, com esse crescimento, enfim, uma cidade muito boa, bonita de conviver aqui."
Josmar Vidal: "Também queria deixar aqui a você, população ibiaçaense, os parabéns. Nós sabemos que o nosso município esteve de aniversário, agora no último dia 22, então nós estamos todos de parabéns, todos os prefeitos, vereadores, todas as autoridades que passaram durante esse período de 60 anos, toda a comunidade, cada cidadão ibiaçaense que trabalhou para que o nosso município pudesse evoluir e crescer cada dia mais. Então todos nós estamos de parabéns.”
Fonte: ASCOM / Câmara de Vereadores de Ibiaçá
62.727.761 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.