“Gesto histórico”, afirma prefeito de Tapejara durante inauguração da ERS-430
INFRAESTRUTURA
351

“Gesto histórico”, afirma prefeito de Tapejara durante inauguração da ERS-430

Estrada que liga os municípios de Tapejara e Charrua é um importante corredor regional e foi entregue oficialmente pelo Governador Eduardo Leite nesta quinta-feira

Por Belchyor Teston
30/10/2025 15:06
Compartilhar
        


O prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (Big), classificou como histórico o momento de entrega oficial da pavimentação da ERS-430, que conecta os municípios de Tapejara e Charrua. A cerimônia, realizada no início da tarde desta quinta-feira (30), reuniu moradores e autoridades da regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul.

Durante o evento, Big destacou a importância da obra para o fortalecimento do desenvolvimento regional. “Um gesto histórico para a nossa região. O Norte e o Nordeste do estado precisam ser olhados [pelo Governo], porque aqui existe um desenvolvimento a ser muito trabalhado. E essa obra é fruto de muito esforço dos municípios e entidades, que agora acelera ainda mais esse desenvolvimento”, declarou o prefeito.

A pavimentação da ERS-430, que abrange um trecho superior a 12 quilômetros, é uma demanda de mais de 15 anos. Os pedidos foram iniciados em 2008, pela campanha “Asfalto Urgente”, idealizada por empresários e entidades locais.

Big também ressaltou o papel estratégico da região para o Estado e a importância de investimentos em áreas de oportunidade. "Foi essa região que, na tragédia histórica que aconteceu no nosso Estado, conseguiu ficar de pé e ajudar a todos os municípios que sofreram com toda a situação climática pouco tempo atrás. Essa região vai dar muito retorno, riqueza, renda e emprego para muita gente. Os recursos precisam ser colocados onde tem oportunidades, não apenas onde tem problemas", afirmou.

Iniciada em abril de 2022 e concluída em cerca de dois anos e meio, a obra contou com R$ 23 milhões em investimentos provenientes do Tesouro do Estado. O trânsito entre os dois municípios foi totalmente liberado em dezembro de 2024.

A estrada é considerada um importante corredor econômico, unindo Tapejara às regiões do Alto Uruguai, Erechim e Oeste Catarinense.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas