Guilherme Negretti já havia vencido nas etapas local e regional e conquistou o título de melhor orador entre estudantes do Ensino Fundamental na última sexta-feira
O estudante Guilherme Negretti, de Tapejara, alcançou o título de campeão nacional do projeto Oratória nas Escolas, realizado pela JCI Brasil. A final aconteceu em Chapecó/SC, na última sexta-feira (24), e coroou o jovem como o melhor orador entre estudantes do Ensino Fundamental. O tema da edição de 2025 do projeto foi "Do lixo à transformação: o óleo de cozinha como um agente de mudança social, ambiental e econômica".
Guilherme já havia conquistado o título em outras duas etapas. Na etapa local, organizada pela JCI Tapejara, ele venceu representantes de outras dez escolas do município, que haviam selecionado seus competidores internamente. De acordo com a coordenadora do projeto em Tapejara, Katia Elis Borges, cerca de 1,2 mil alunos participaram do projeto no município, abrangendo escolas públicas e privadas, municipais e estaduais, com apoio da prefeitura e de 19 empresas parceiras.
A etapa local também concedeu capacitações, prêmios em dinheiro e bolsas de estudo aos finalistas, somando 19 mil reais em premiações.
Após garantir o primeiro lugar em nível local, Guilherme avançou para a etapa regional, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Entre participantes de todo o estado, o aluno de Tapejara foi novamente o destaque, conquistando o título de campeão da categoria. Milene Negri, representante do Ensino Médio da cidade, encerrou a disputa na terceira posição. "Essa etapa é organizada totalmente pela JCI Brasil, mas a JCI Tapejara seguiu acompanhando e capacitando os alunos", explicou a coordenadora.
Na terceira e última fase, Guilherme enfrentou outros seis finalistas da região Sul do Brasil, representando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Para presidente local da JCI Tapejara, Carina Denardi, o principal objetivo da iniciativa não é a competição, mas o impacto social, emocional e educacional gerado nos alunos. "Mais do que formar campeões, o Oratória nas Escolas transforma vidas. Cada aluno que teve a coragem de subir ao palco para vencer o medo e acreditar em si já é um verdadeiro vencedor", afirmou.
A presidente destacou, ainda, a importância do projeto na formação dos alunos. Segundo ela, experiências como representar o município na capital e competir em outras cidades deixam marcas profundas nos jovens. "Ver nossos jovens representando Tapejara foi emocionante. Quando chegamos à etapa nacional, e vimos nosso representante ser consagrado campeão, o orgulho tomou conta de todos nós. Esse projeto abre portas, desperta sonhos e mostra que acreditar é o primeiro passo para transformar o futuro", concluiu.
Jornalismo Rádio Tapejara
62.600.841 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.