O resultado do exame que investigava a possível contaminação por metanol de uma moradora de 20 anos, residente em Passo Fundo, foi divulgado na tarde desta sexta-feira (10) e deu negativo. O teste, realizado pelo Centro de Informação Toxicológica (CIT), órgão vinculado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), descartou a presença da substância no sangue da paciente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, o caso deixa de ser considerado suspeito, conforme os protocolos da Secretaria Estadual da Saúde e do CIT. Ainda de acordo com a secretaria, não há, neste momento, nenhum outro caso suspeito de intoxicação por metanol em Passo Fundo.
A paciente foi internada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no dia 07 de outubro, apresentando sintomas compatíveis com contaminação por metanol e relatando consumo de whisky em casa. Ela chegou a ser encaminhada para a UTI, mas, após melhora, foi transferida para um quarto e recebeu alta na última quinta-feira (9), ao assinar um termo de responsabilidade. Isso aconteceu mesmo após ser alertada sobre a importância do prosseguimento do tratamento e de aguardar os resultados dos exames.
Com a negativa para a presença de metanol no organismo, o município segue sem registros de casos relacionados a essa substância.
Confira a nota da prefeitura na íntegra
"A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que o exame de sangue da paciente de 20 anos, investigada por suspeita de intoxicação por metanol em Passo Fundo, apresentou resultado negativo para a presença da substância.
Com isso, o caso deixa de ser considerado suspeito, conforme os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Centro de Informação Toxicológica (CIT).
A Secretaria de Saúde informa que, neste momento, não existe mais nenhum caso suspeito de intoxicação por metanol no município."
.
Jornalismo Rádio Tapejara