'Família é a instituição mais importante que a gente tem', afirma Batistella em lançamento de projeto de cidade caminhável
ECONOMIA
159

'Família é a instituição mais importante que a gente tem', afirma Batistella em lançamento de projeto de cidade caminhável

Holding de Erasmo Batistella, que controla a empresa de biocombustíveis Be8, expande atuação para a construção civil

Por Belchyor Teston
26/09/2025 14:11
Atualizado: 26/09/2025 14:36
Compartilhar
        


O ECB Group, holding do empresário Erasmo Carlos Batistella que controla a empresa de biocombustíveis Be8, anunciou a expansão das atividades para o setor da construção civil com a criação de uma construtora própria, a CI8. O anúncio foi feito pelo próprio presidente durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de um novo empreendimento do grupo, realizada nesta quinta-feira (25), em Passo Fundo.

O novo projeto, denominado Icon ECB, é baseado no conceito de cidade caminhável e integra edifícios residenciais, trabalho, prestação de serviços e áreas de lazer em um complexo composto por quatro torres. O empreendimento será integrado ao Instituto Educacional (IE), escola que pertencia à Igreja Metodista e que foi adquirida pelo grupo em 2002, no Bairro Boqueirão.

"A família é a instituição mais importante que a gente tem e é muito bom poder estar junto com as nossas famílias e poder também proporcionar, para a minha e para a família de outros tantos, essa oportunidade de morar, de trabalhar e de levar os seus filhos à escola com proximidade. Isso é qualidade de vida, isso é tempo a mais na nossa vida, que se tornou tão corrida para todos", afirmou o empresário, em entrevista à Rádio Tapejara

Assinada pelo engenheiro paulista Guilherme Sartori, a obra teve início em maio deste ano e tem conclusão prevista para junho de 2029. O Icon ECB vai ocupar um quarteirão inteiro entre as ruas Paissandu e Uruguai, totalizando mais de 14 mil m². O empreendimento recebeu a certificação "Triple A" (AAA), indicando que atende a requisitos como acesso a serviços e mobilidade urbana, uso de materiais de alta qualidade e projetos assinados por profissionais renomados.

Além disso, os geradores das quatro torres serão alimentados pelo BeVant, biodiesel desenvolvido pela Be8, o que contribuiu para a obtenção da Certificação Internacional de Eficiência Energética LEED.

BeVant

Desenvolvido pela Be8, o BeVant é um biocombustível de cor esverdeada que pode ser utilizado puro em motores a diesel. Criado para suprir uma possível escassez de biodiesel diante do aumento da demanda por combustíveis sustentáveis no setor de aviação, o produto atende inicialmente a segmentos específicos. Atualmente, a empresa possui capacidade de produção de cerca de 100 mil litros por dia.

"Nós temos o domínio da tecnologia. Temos a patente do produto e do processo e não teríamos problema em aumentar essa produção de forma rápida. Tendo mais demanda, a gente consegue, em um ano, aumentar muito a produção do BeVant", declarou Batistella.

Em janeiro deste ano, a Be8 anunciou uma parceria com o Aeroporto de Congonhas para fornecimento do BeVant. Com o objetivo de avançar na descarbonização das operações terrestres, o terminal passou a utilizar o produto em geradores, viaturas operacionais e equipamentos de movimentação de cargas e aeronaves.

Leilão dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo

Durante o evento de apresentação das novas atividades do grupo, a Bolsa de Valores de São Paulo divulgou que a ECB Holding S/A foi a única empresa a apresentar propostas para a concessão dos terminais aeroportuários Lauro Kortz, de Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, e havia sido habilitada a participar do certame, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (26).

Em coletiva de imprensa, Batistella optou por não comentar diretamente o assunto antes da realização do leilão. "Nós recebemos com alegria essa informação, mas precisamos esperar o dia de amanhã. Comentar antes dá azar", brincou.

A administração dos terminais, confirmada com o leilão desta sexta-feira na B3, ocorrerá em parceria com a empresa francesa Egis, que opera, entre outros, o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas