SAÚDE
321

"Quanto mais conhecimento levamos, mais vidas podemos salvar", avalia secretária sobre simpósio de saúde mental, em Tapejara

Por Belchyor Teston
23/09/2025 16:17
Compartilhar
        


Um evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Tapejara, nesta terça-feira (23), reuniu profissionais da área e a comunidade para debater temas relacionados à saúde mental e à prevenção do suicídio. O Simpósio de Saúde Mental 2025 – Diálogos pela Vida faz parte das ações do Setembro Amarelo e foi rea

Em entrevista à Rádio Tapejara, a secretária de Saúde, Jovânia Tognon Carissimi, destacou a importância da capacitação e do diálogo ampliado para a prevenção. "Quanto mais conhecimento nós levamos à população e aos nossos profissionais, mais amplamente podemos prevenir isso. Às vezes, em questão de minutos, você consegue salvar uma vida", declarou. O simpósio teve atividades para os profissionais de saúde do município e palestras abertas ao público.

De acordo com a secretária, as atividades foram divididas em dois momentos. Pela manhã, as ações foram direcionadas aos servidores públicos. Conforme Jovânia, o treinamento priorizou o manuseio de casos de ideações suicidas e estratégias para identificar sinais. “Os nossos profissionais, desde atendentes a psicólogos, passaram por uma capacitação para identificar e tratar pacientes que chegam até nós sem sintomas aparentes, mas que podem estar na ilação suicida”, explicou.

O momento também contou com o envolvimento de outras secretarias municipais e municípios vizinhos, promovendo um trabalho articulado em rede.

À tarde, o evento foi aberto à comunidade e contou com apresentação do coral do CAPS Infantil de Passo Fundo e duas palestras: a primeira, conduzida por Eliete Lottermann, teve como tema Lidando com o estresse do cotidiano; a segunda, apresentada por Nadine Pilotto Fabiani, abordou EPIs da Saúde Mental.

“Este é o momento de parar, olhar e tratar da melhor maneira possível, seja conscientizando a população ou capacitando nossos profissionais. Sempre vai ter alguém do teu lado disposto a ajudar, e isso salva vidas”, finalizou a secretária.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas