Beneficiários do INSS já podem verificar descontos no Correio de Tapejara
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Beneficiários do INSS já podem verificar descontos no Correio de Tapejara

Por Alessandra Staffortti
30/05/2025 09:34
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Desde a manhã de hoje, sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de eventuais descontos indevidos nas agências dos Correios (entre elas a agência de Tapejara).

A iniciativa de agregar o atendimento aos Correios é uma resposta à sobrecarga no sistema do INSS devido aos pedidos de verificação depois de investigação da Polícia Federal no fim de abril. A alternativa se une ao atendimento pelo telefone 135 e pelo aplicativo Meu INSS. Com a entrada dos Correios, as unidades da Previdência deixam de prestar esse serviço presencialmente.

A investigação identificou desconto irregular de mensalidades associativas diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas. As suspeitas envolvem R$ 7,99 bilhões em descontos realizados entre 2019 e 2024, mas ainda não se sabe o valor total dos pagamentos irregulares.

Em todo o Brasil, mais de 5 mil agências estão aptas a participar e ao menos 20 mil funcionários receberam treinamento para atuar nessas ações. No RS, os Correios de praticamente todas as cidades prestarão o serviço.

Para consultar os locais de atendimento nos Correios basta acessar:

https://www.correios.com.br/central-de-informacoes/boletim-aos-clientes/arquivos/unidades_correios_atestmed.pdf

O serviço permite que os aposentados e pensionistas consultem se há descontos associados em seus benefícios, contestem descontos não autorizados e confirmem a autorização de algum desconto, por exemplo.

Para contestar o desconto no benefício, o segurado precisará ir pessoalmente a uma agência dos Correios e levar um documento oficial de identidade. Não é preciso apresentar contracheque ou outro registro.

Caso o beneficiário não possa comparecer, uma pessoa com procuração poderá representá-lo.

Após 15 dias úteis, os segurados poderão conferir nas agências se a documentação apresentada pela associação está correta. Em um terceiro momento, o governo federal fará uma busca ativa por pessoas que não tenham procurado o INSS, com auxílio dos Correios.

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R7




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