Um homem morreu e ao menos dois indígenas ficaram feridos em um novo conflito entre grupos rivais na reserva localizada no município de Nonoai. A ocorrência teve início por volta das 7h da manhã desta quinta-feira (22), quando testemunhas acionaram a Brigada Militar após ouvirem disparos de arma de fogo.
De acordo com a corporação, Décio dos Santos de Melo, 28 anos, foi encontrado morto com marcas de tiros dentro da reserva. Ele é filho do vice-prefeito da cidade, Décimo Pedro de Melo.
Além dele, outras duas vítimas foram encaminhadas ao hospital local. Um dos feridos, um homem de 30 anos, foi atingido na cabeça e precisou ser transferido a uma unidade hospitalar de Erechim. O estado de saúde é considerado grave.
A outra vítima é uma mulher de 37 anos que apresentava ferimento em um dos braços.
A confusão está relacionada à disputa pelo cacicado da reserva. Conforme a polícia, uma residência e uma motocicleta foram incendiadas durante as ações.
Os autores dos disparos ainda não foram identificados.
Equipes da Força Nacional, Funai, Polícia Federal, Brigada Militar e Batalhão de Polícia de Choque atendem à ocorrência, que segue em andamento.
Jornalismo Rádio Tapejara