O Governo do Rio Grande do Sul homologou a situação de emergência decretada pelo município de Ibiaçá devido à estiagem que atinge a região.
A medida, assinada pelo governador Eduardo Leite, foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (7). No dia seguinte, o Governo Federal também reconheceu o decreto, com publicação no Diário Oficial da União na quinta-feira.
Segundo o Governo de Ibiaçá, a situação no interior do município se agravou ao longo das últimas semanas, com a persistência da falta de chuvas mesmo após a publicação do decreto. O reconhecimento da emergência pela União permite ao município acessar recursos e buscar apoio, especialmente para os produtores rurais, os mais afetados pelo déficit hídrico que se arrasta desde o verão.
Diante das perdas provocadas pela estiagem e das altas temperaturas registradas desde o final de dezembro, o município decretou situação de emergência no dia 10 de março de 2025, em resposta aos impactos imediatos no campo e na economia local.
.
Fonte:
Prefeitura de Ibiaçá