Ibiaçá: fiéis enfrentam calor e percorrem nove quilômetros na Peregrinação Pe Narciso Zanatta
RELIGIÃO
1.2K

Ibiaçá: fiéis enfrentam calor e percorrem nove quilômetros na Peregrinação Pe Narciso Zanatta

Caminhada foi realizada nesta segunda-feira

Por Belchyor Teston
11/02/2025 13:56
Atualizado: 12/02/2025 14:21
Compartilhar
        


Mesmo sob o forte calor do final da tarde desta segunda-feira (10), fiéis de Nossa Senhora Consoladora participaram de mais uma edição da Peregrinação Padre Narciso Zanatta, em Ibiaçá. A caminhada, que leva o nome do sacerdote que deu início às romarias no município, teve início às 18 horas e está consolidada como parte da programação oficial do evento religioso.

Durante duas horas, centenas de fiéis percorreram o tradicional percurso de nove quilômetros, desde o Trevo das Três Porteiras, no entroncamento da ERS-467 com a ERS-126, até a frente do Santuário. O grupo foi guiado por viaturas da Brigada Militar e uma caminhonete contendo a imagem de Nossa Senhora.

O atual reitor do Santuário, Pe Felipe Carra, e o sacerdote que o antecedeu no cargo, Pe Édio Bresolin, participaram da peregrinação. Ambos estão em processo de transição na condução do Santuário até o final de fevereiro, por conta da organização da Romaria.

Édio destacou o caráter de agradecimento que envolve a caminhada. “É o caminho feito pelo Padre Zanatta, trazendo a imagem até o Santuário, desde o Trevo das Três Porteiras. É uma forma de agradecimento a Deus por ele ter feito esse gesto. São coisas simples, mas foi a partir desse gesto que a Romaria acontece há 73 anos em Ibiaçá. Como Maria, nesse ano jubilar, nós queremos ser peregrinos da esperança”.

No encerramento da caminhada, durante a bênção final, padre Felipe Carra falou sobre a peregrinação e sobre a novena diária, que começa na próxima sexta-feira (14). “Que cada um de nós que está aqui, neste lugar sagrado, e que estará a partir de sexta-feira, na nossa novena, possa sempre ter a certeza de que Nossa Senhora caminha conosco. Vai à frente para indicar os caminhos e sai junto de nós para nos encorajar. Segura aqueles que estão aflitos no colo; os cansados, cuida; e envia a todos para que concretizem a sua missão”.

Caminhada em silêncio

Tradicionalmente, a caminhada é guiada por um carro de som. Nesse ano, no entanto, uma falha no equipamento impossibilitou que o áudio fosse emitido. Padre Felipe comparou o silêncio da peregrinação à forma como muitos romeiros chegam a Ibiaçá. “Quis Nossa Senhora que a nossa caminhada fosse no silêncio. O silêncio é o espaço que nós temos para recordar, pensar e meditar. Muitos romeiros também fazem essa mesma caminhada no silêncio, contemplando a beleza da natureza, olhando para o caminho, àqueles que caminham conosco, àqueles que estão próximos de nós. E nada mais bonito do que nós seguirmos o caminho de Nossa Senhora, que, há 73 anos, escolheu este lugar para que pudesse armar sua tenda e fazer sua morada. E nós aqui estamos, como templo vivo da sua fé e devoção, para que o nosso santuário possa enriquecer ainda mais a Igreja”.

Criada em 2015, a caminhada acontece todos os anos desde então, com exceção de 2021, que foi cancelada devido à pandemia. A peregrinação acontece sempre no dia 10 de fevereiro, dia em que Zanatta chegou a Ibiaçá, em 1952, e logo deu início à devoção mariana.

Jornalismo Rádio Tapejara

.

A Rádio Tapejara faz a cobertura completa da Romaria, com transmissão das principais celebrações.

Patrocínio:

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TAPEJARA E SANTA CECÍLIA DO SUL: não fique só, fique sócio;

NATURENZA FARMÁCIAS COM MANIPULAÇÃO: Agora a Naturativa é Naturenza – Conheça nossa loja online: www.naturenza.com.br

TRATTORE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS: cultivando bons negócios;

TOGNON BATERIAS AUTO ELÉTRICA TEIXEIRA: revendedor Moura e Bosch;

SICREDI: Aqui cuidamos muito bem do seu dinheiro e melhor ainda de você;

SOLAR IMÓVEIS: construindo um novo futuro;

PLENNA ESTRUTURAS: Qualidade e comprometimento do início ao fim da sua obra;

SUPERMERCADOS SASSET: aqui toda semana tem preço baixo. Em Tapejara, Ibiaçá e agora também em Veranópolis.




Notícias Relacionadas