Inteligência Artificial já é usada por criminosos para golpes com vídeos em Passo Fundo
POLÍCIA
425

Inteligência Artificial já é usada por criminosos para golpes com vídeos em Passo Fundo

Por Alessandra Staffortti
16/01/2025 08:33
Compartilhar
        


A inteligência artificial foi desenvolvida nos últimos anos de forma silenciosa aos olhos da população geral, mas recentemente ganhou forma e acesso para todos, espantando muitos pela sua capacidade. Hoje ela já está no Whatsapp, respondendo a qualquer pergunta e, mais do que isso, há programas de celular que geram qualquer tipo de áudio com a voz de qualquer pessoa. Além da voz há o vídeo gerado pelo computador, pegando uma imagem de qualquer pessoa em foto e transformando em vídeo realista, parecendo ter sido de fato gravado.

Ainda que isso tenha sido criado para ajudar, golpistas já estão usando esta tecnologia para enganar pessoas no Instagram e também no Whats, na chamada Deep Fake. Há relatos de pessoas que já perderam dinheiro com este tipo de fraude em Passo Fundo.

Conforme relato de uma vítima, criminosos, pegaram uma foto de uma amiga e fizeram um vídeo falso com voz pedindo ajuda financeira. A mulher transferiu o dinheiro, pois o que via era um vídeo e não estava desconfiada disso. Quando percebeu, o dinheiro já havia sido perdido. Os policiais alertam que os golpes digitais evoluíram e agora vídeos realistas podem enganar as pessoas.

.

Fonte:

Uirapuru




Notícias Relacionadas