Tapejarense é campeã do Circuito Inspira Eco Run de corrida de trilha na categoria 30-39
ESPORTES
3.3K

Tapejarense é campeã do Circuito Inspira Eco Run de corrida de trilha na categoria 30-39

Josiane Migon Bertoglio venceu a grande final em Chapecó

Por José Augusto Pirolli da Silva
07/11/2024 16:30
Compartilhar
        


O Circuito Inspira Eco Run é um dos grandes eventos do sul do Brasil na modalidade de atletismo, que neste caso, é voltado para a sua vertente corrida de trilhas. A edição deste ano contou com três etapas realizadas em Getúlio Vargas, Marcelino Ramos e Chapecó. Atletas de diversas cidades da região sul marcaram presença nos compromissos da competição que reuniu diversas opções de trajetos e percursos

O que é, e como funciona a corrida de trilha ou corrida ecológica

A corrida de trilha, também conhecida como trail running, é uma modalidade esportiva que se realiza em ambientes naturais, como montanhas, florestas, planícies, praias, entre outros. O percurso é feito em estradas não pavimentadas, com piso irregular, subidas e descidas íngremes, e obstáculos como raízes de árvores, lama e riachos.

A corrida de trilha exige do atleta habilidades físicas e mentais, além de um treino específico para se acostumar com as exigências do terreno.

Circuito Inspira Eco Run

O Circuito Inspira Eco Run é um evento de corrida em trilhas na natureza, promovido e organizado pela Inspira Eventos. O circuito é composto por percursos demarcados, onde o asfalto ou pistas pavimentadas não ultrapassam 20% do total do percurso

A edição deste ano foi dividida nas seguintes distâncias de disputa, para ambos os sexos: Curto: Até 9,99 km; Médio: Entre 10 km e 20,99 km; Longo: Entre 21 km e 42,99 km; Ultra: Acima de 43 km;

Josiane Migon Bertoglio: pioneira da modalidade em Tapejara e a grande campeã do circuito 2024 na categoria 30-39

A atleta tapejarense começou a praticar a modalidade há pouco mais de um ano, segundo ela, o atletismo sempre fez parte de sua rotina como uma prática saudável e de desenvolvimento pessoal. O seu início como competidora se deu por conta do incentivo de suas amigas e colegas.

- As minhas amigas, que já possuíam experiência em corrida de rua, sempre me incentivaram a participar, porém, eu achava que não levava jeito para competir. A virada de chave ocorreu eu uma ocasião onde eu decidi quebrar este tabu e participar ativamente do universo do atletismo – disse a atleta

Desde que decidiu iniciar na modalidade, Josiane não parou mais. A atleta possui uma rotina com treinamentos específicos e aplicados que consistem em corridas nos mais diferentes terrenos, tais como, asfalto, estrada de terra, trilhas e morros.

As primeiras corridas que Josiane participou chegavam até 5 km, atualmente, a atleta possui uma média de mais de 15 km por desafio, o que evidencia a sua evolução dentro da modalidade.

- Eu treino bastante, a minha rotina varia em atividades que pratico junto de minhas amigas e atividades que faço sozinha. Procuro sempre oscilar os trajetos, indo do asfalto para terrenos mais desafiadores e propícios para a corrida de trilha – contou Josiane.

Apesar da história recente como competidora, a campeã tapejarense já participou de mais de 15 provas, em 13 delas inclusive, subiu ao pódio. Segundo ela, as corridas de rua foram precursoras no início de sua carreira, porém, no mês de julho, movida por sua determinação e também pela curiosidade de saber mais sobre a modalidade, surgiu a oportunidade de participar de provas de corrida de trilha.

A oportunidade perfeita surgiu de maneira quase que imediata, o Circuito Inspira Eco Run. No qual, Josiane desafiou-se mais uma vez, e, diga-se de passagem, acertou em cheio em sua decisão.

- Eu participei da primeira etapa em Getúlio Vargas, e lá, vi que poderia me dar bem. O contato com a natureza, aquele ambiente diferenciado me conquistou. Em Getúlio, inclusive, conquistei o primeiro lugar da etapa, o que me motivou ainda mais a seguir na competição e modalidade – – relatou Josiane.

No mês de agosto aconteceu a etapa de Marcelino Ramos, na qual, a tapejarense novamente marcou presença. Na ocasião, ela subiu mais uma vez ao pódio, desta vez como quarta colocada. Por fim, a última etapa, realizada em Chapecó, na qual Josiane mostrou de maneira definitiva todo o seu potencial conquistando novamente o lugar mais alto do pódio.

Somando a pontuação das três etapas em que participou, Josiane obteve o melhor resultado dentre os demais participantes, com isso, conquistou a primeira colocação e o título definitivo do circuito, feito este, inédito em Tapejara.

- Eu me senti muito feliz, emocionada e ainda mais motiva a seguir como atleta. Além disso, o procuro fazer o meu melhor sempre para servir como inspiração para outras pessoas. Eu acredito que o primeiro passo precisa ser dado, e os objetivo estarão ao nosso alcance desde que busquemos iniciar e superar nossos próprios receios. Eu sempre brinco que é um caminho sem volta depois que tu começar a correr, não para mais, porque ela faz muito bem faz muito bem para saúde faz muito bem para mente, é um caminho sem volta – aconselha a atleta tapejarense.

No ano de 2025, Josiane planeja participar de competições ainda maiores e com trajetos ainda mais desafiadores. Uma de suas metas inclusive, é participar das etapas de meia maratona de Florianópolis e Porto Alegre. Segundo ela, o apoio e incentivo da família e amigos foi fundamental nesta trajetória de vitórias na temporada 2024.

Jornalismo Esportivo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas