Enem 2024: primeiro dia do exame acontece neste domingo e tem provas de linguagens e ciências humanas, além da redação
CONCURSOS
553

Enem 2024: primeiro dia do exame acontece neste domingo e tem provas de linguagens e ciências humanas, além da redação

Portões serão abertos às 12h e fechados às 13h

Por Belchyor Teston
03/11/2024 06:04
Compartilhar
        


Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que começa neste domingo (3) com as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.

Para não ter estresse e correr o risco de perder a prova, a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame. A fim de evitar qualquer contratempo, o candidato deve sair com antecedência de casa, conferindo antes se está com a documentação e material necessários.

O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado aqui. Não é obrigatório levá-lo, mas com ele em mãos facilita para localizar o prédio e a sala onde fará a prova.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Correção: vale a pena chutar?

As questões são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). A prova é preparada com perguntas pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. O esperado é que o candidato tenha um desempenho melhor nas mais simples. A TRI faz uma análise estatística, "antichute", para calcular uma nota final que indique se houve coerência nas respostas.

Definindo de forma simplificada, esse é um método que busca priorizar a coerência no desempenho dos candidatos. A nota não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos.

Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente "chutou" as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas.

Além do conteúdo, um bom desempenho na prova também depende de organização por parte do candidato a fim de administrar bem o tempo para a resolução das questões e a redação.

Fonte: G1




Notícias Relacionadas