Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais descobriu que a música pode ajudar jovens a cometer menos erros em tarefas.
Manter o foco durante atividades pode ser um desafio para crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Mas como jovens de 10 a 12 anos, com e sem TDAH, reagem a estímulos musicais durante a realização de tarefas?
Para responder a essa questão, os cientistas analisaram 76 meninos: 34 com TDAH e 42 sem o diagnóstico. Todos tinham idade, sexo, nível socioeconômico e inteligência compatíveis.
Os participantes realizaram um teste de atenção adaptado para crianças, enquanto ouviam o instrumental de cinco músicas escolhidas previamente, com base em entrevistas que identificaram canções emocionalmente significativas para cada um. Os ritmos eram variados: três vinham de jogos populares entre crianças, como Fortnite, Free Fire e Minecraft; as outras incluíam uma faixa de funk e outra de música eletrônica.
O experimento revelou que, por estarem mais relaxados ouvindo música instrumental, os participantes acertaram mais questões.
Fonte: Agência Brasil