Pela manhã, religioso será transladado para Ibiraiaras
Foram definidos os horários de velório, celebrações e sepultamento do Pe Ilírio Guadagnin, que morreu em um acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (13). De acordo com as informações divulgadas pelo Santuário Nossa Senhora Consoladora, onde o religioso exercia a função de vigário paroquial, e pela Diocese de Vacaria, a previsão é de que o corpo chegue para os atos de despedida a partir da 1h30min desta quarta-feira (14).
O velório acontece no Santuário a partir das 2h e segue até a manhã seguinte. Às 7h, está prevista a realização de uma missa e, em seguida, o corpo será transladado para a Paróquia São José, em Ibiraiaras, cidade onde moram os familiares do sacerdote. Os atos de despedida seguem até as 15h, quando ocorre a celebração de exéquias.
O corpo será sepultado em seguida no Cemitério Municipal de Ibiraiaras.
O acidente
Padre Ilírio Guadagnin, de 72 anos, conduzia uma Fiat Strada pela ERS-126, no trecho que pertence à comunidade de Nossa Senhora do Caravaggio, em Ibiraiaras. Ele perdeu o controle do carro, saiu da pista e capotou.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Nova Bassano, que atendeu à ocorrência, o sacerdote foi parcialmente ejetado e ficou preso embaixo do veículo. A corporação não deu detalhes sobre as causas do acidente.
Vigário do Santuário de Ibiaçá
Padre Ilírio Antônio Guadagnin exercia a função de Vigário Paroquial no Santuário Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá. Ele foi designado para a função em maio de 2012 e permaneceu no posto até o início de 2020, quando foi transferido para a Catedral, em Vacaria.
Em 2022, o religioso auxiliou nas atividades da Paróquia Cristo Rei, em São João da Urtiga, antes de ser novamente transferido para o Santuário de Ibiaçá. Ao ser novamente nomeado vigário, Pe Ilírio concedeu entrevista à Rádio Tapejara e comentou sobre o sentimento em atuar no Santuário. "Alegria poder estar de volta à querida Ibiaçá, que eu aprendi a amar e que não quero perder esse bom costume, esse valor, de amar Ibiaçá e seu querido povo. Eu sempre sonhei em continuar aqui. Mas nós, como padres, nos submetemos ao trabalho de uma diocese, sob as ordens do bispo. Fui convidado para deixar Ibiaçá e ir para Vacaria. Agora, estamos de volta para continuar a missão de sacerdote nesse lugar bonito, abençoado por Deus e que, além de tudo, tem um Santuário que nos leva a Deus através da Devoção a Nossa Senhora”.
Nas redes sociais, o Santuário de Ibiaçá e a Diocese de Vacaria publicaram notas de despedida ao sacerdote. Religiosos, grupos ligados à Igreja e amigos também lamentaram a morte.
Padre Ilírio nasceu no dia 11 de janeiro de 1952, em Nova Prata. Ele foi ordenado sacerdote no dia 07 de janeiro de 1979.
Jornalismo Rádio Tapejara
60.934.857 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.