Devido a uma forte massa de ar polar que avança para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (8), a temperatura sofrerá uma queda acentuada ao longo do dia. A sensação de frio intenso predomina durante o dia e, à noite, as mínimas também sofrerão uma queda considerável.
A temperatura mínima do dia deve ocorrer em Soledade, no Norte, e em Pedras Altas, no Sul: 4°C. Em Capão Bonito do Sul, na Serra, será de 5°C. Já no Vale do Taquari, o município de São José do Sul registra a máxima, 22°C. A variação térmica em Porto Alegre será de 12°C a 16°C.
A passagem da frente fria deve também deve distribuir a instabilidade em diferentes regiões. No Sul e Litoral Sul, haverá apenas ocorrência de chuva isolada durante o dia, em razão da formação de um centro de baixa pressão próximo à costa.
Nas demais áreas, como Serra, Norte, Noroeste, Litoral Norte e Região Metropolitana, segue a possibilidade de chuva mais recorrente. O tempo volta a ficar estável apenas na Campanha e na Fronteira Oeste, com forte variação de nebulosidade. Em Porto Alegre, a previsão é de tempo instável, com condição para chuva recorrente ao longo das horas.
Os maiores acumulados de chuva estão previstos para Bom Jesus, na Serra, e Xangri-lá, no Litoral Norte: 15 milímetros. Isso equivale a 12% e 10%, respectivamente, da média histórica. Na Capital, também são esperados cerca de 15mm, o que representa 12% do acumulado para o mês de agosto.
Na sexta-feira (9), a condição de tempo estável volta a predominar sobre o RS. Apenas no sul e litoral sul gaúcho, há possibilidade de chuva. A temperatura segue baixa, em decorrência da atuação de uma forte massa de ar polar sobre o RS.
.
Fonte:
GZH