Tapejara terá chuva durante toda a semana
CLIMA
864

Tapejara terá chuva durante toda a semana

Por Alessandra Staffortti
17/06/2024 07:58
Atualizado: 17/06/2024 08:00
Compartilhar
        


O tempo fica instável ao longo da semana em todo o Rio Grande do Sul e a chuva estará presente, com diferentes intensidades, em praticamente todos os dias. A temperatura ficará amena, não ultrapassando os 24ºC, e deve cair um pouco com a chegada oficial do inverno, na quinta-feira (20).

A presença constante de nuvens sobre o Estado impede a chegada dos raios solares. É a ausência destes que faz as temperaturas se manterem. Conforme a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, as mínimas previstas nos próximos dias são de 16ºC.

Na segunda-feira (17), ainda há possibilidade de chuva de forte intensidade em quase todas as áreas do RS. A frente fria que atualmente atinge o Estado vai se afastando, mas as condições de vento, em vários níveis da atmosfera, favorecem a formação de nuvens carregadas sobre o RS.

— Há uma preocupação especial com a região das Missões e Planalto Noroeste. São nessas áreas que nós devemos ter grandes volumes de chuva. São esperados volumes de 150 a 220 milímetros em média, que são volumes de chuva bastante elevados — comenta Josélia.

Na madrugada de segunda para terça-feira (18), as áreas de instabilidade começam a enfraquecer. Apesar disso, ainda é previsto chuva em praticamente todo o RS, mas com menor intensidade. Essa chuva deve acontecer, principalmente, pela madrugada e manhã. Na região da Campanha e Litoral Sul, o dia será de muita nebulosidade, algumas aberturas de sol, mas ainda sem chuva.

Já na quarta-feira (19), uma nova frente fria chega ao RS, o que faz a chuva aumentar novamente. Conforme a previsão, o dia pode começar sem chuva, mas ela aparece durante a tarde e à noite. Na quinta-feira, dia em que acontece o solstício de inverno, a chuva vai diminuindo e em algumas regiões o sol pode até aparecer. Nas regiões da Serra e Planalto Noroeste ainda deve ocorrer chuva na maior parte do dia, mas moderada.

Por fim, na sexta-feira (21), a chuva volta a aparecer em todo o Estado. De acordo com Josélia, ela pode ser moderada e forte em alguns momentos, mesmo depois da passagem da frente fria.

— A chuva na sexta-feira ganha corpo de novo por causa de novas áreas de instabilidade que vão crescendo entre o Paraguai e a Argentina e vão avançando de novo sobre o Rio Grande do Sul — explica.

.

IMAGEM DO SATÉLITE mostram Tapejara:

- HOJE: tempo instável – Previsão de 65mm - A temperatura não deve passar dos até 19ºC

- AMANHÃ: tempo instável – Previsão de 26mm - A temperatura deve oscilar entre 15ºC e 19ºC

.

O inverno, que começa na próxima sexta-feira (21), deve trazer alívio para as temperaturas que têm se mantido acima da média. Segundo a Climatempo, a massa de ar seco instalada sobre o Brasil deve se estender até o os últimos dias do outono.

"A previsão é que, por volta do dia 23, no primeiro fim de semana da próxima estação, as temperaturas fiquem mais baixas".

Apesar da expectativa de frio nos primeiros dias de inverno, dias de muito frio não devem ser o padrão para a estação.

Segundo os meteorologistas, não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois. Há uma tendência para mais dias com temperaturas mais elevadas que o normal, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação.

A mudança deve ser mais evidente nos meses de julho e agosto, com mais dias com os termômetros registrando marcas mais baixas.




Notícias Relacionadas