Domingo será de chuva em Tapejara; Defesa Civil emite novo alerta para o Estado
CLIMA
673

Domingo será de chuva em Tapejara; Defesa Civil emite novo alerta para o Estado

Acumulado deve ficar em 40mm em Tapejara

Por Belchyor Teston
16/06/2024 06:09
Compartilhar
        


A instabilidade vai predominar durante todo este domingo, em Tapejara, a exemplo do que acontece nas demais regiões do Rio Grande do Sul. Após um sábado com tempo firme pela manhã e pancadas de chuva rápida à tarde, a precipitação ganha força e o domingo pode ter até 40mm, conforme a meteorologia.

O dia já amanheceu com chuva, e a madrugada teve pancadas fortes de precipitação. Com 16ºC pela manhã, a tendência é de que a máxima suba pouco e fique na casa dos 20ºC.

Rio Grande do Sul

A condição para temporais persiste no Estado, com mais intensidade. Na Fronteira Oeste, nas Missões, na Campanha, no Sul, na Região Central, na Região Metropolitana, nos Vales e no Litoral, o dia será nublado e chuvoso, com intensidade mais forte em alguns períodos. Na Serra e no Noroeste, chove a qualquer hora do dia. Os volumes no Rio Grande do Sul podem alcançar até 120 milímetros em algumas regiões, o que é considerado muito alto.

Defesa Civil emite novo alerta de chuva intensa no RS

Um novo alerta de chuva intensa foi emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul para quase todo o território gaúcho. O comunicado atinge as regiões Metropolitana, Centro, Vales e Serra e é válido até o meio-dia de domingo (16).

O outro alerta — direcionado para as regiões Sul, Centro-Oeste e da Campanha — terminou às 19h deste sábado (15). Nesse caso, nenhum dano foi registrado durante o período de maior periculosidade.

Além da possibilidade de chuva intensa, a Defesa Civil comunica, também no novo alerta, a chance de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas. A orientação é para que as pessoas que moram nessas regiões permaneçam abrigadas, fechem janelas e portas e retirem eletrodomésticos da tomada durante o temporal.

Projeção para a Capital

O volume elevado de chuva previsto para atingir o Rio Grande do Sul neste fim de semana não deve provocar uma nova enchente do Guaíba. A projeção foi feita na sexta-feira (14) pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando os modelos meteorológicos disponíveis.

A projeção do IPH considera as medições e níveis da régua emergencial instalada na Usina do Gasômetro, que estava na casa dos 2m50cm no final da manhã de sexta. O nível de alerta desta régua é de 3m15cm. Já o nível de inundação é de 3m60cm.

Jornalismo Rádio Tapejara e GZH




Notícias Relacionadas