Cartório Eleitoral mantém atendimento presencial suspenso e dispensa coleta biométrica
ELEIÇÕES
731

Cartório Eleitoral mantém atendimento presencial suspenso e dispensa coleta biométrica

Medida foi tomada devido ao Estado de Calamidade do estado

Por Belchyor Teston
13/05/2024 14:58
Atualizado: 13/05/2024 15:14
Compartilhar
        


O Cartório Eleitoral de Tapejara segue com atendimento presencial suspenso devido ao Estado de Calamidade decretado pelo Governo Gaúcho e reconhecido pela União. A medida, que abrange toda a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, foi estendida até a próxima sexta-feira (17).

Conforme o comunicado, emitido nesta segunda-feira (13), os serviços prestados pela Justiça Eleitoral poderão ser solicitados pelos canais de autoatendimento virtual, inclusive a emissão de guias para pagamento de multas. Ainda de acordo com o texto, a coleta biométrica também está suspensa em todo o Rio Grande do Sul. (Confira abaixo na íntegra).

Para garantir o atendimento à população e permitir a participação nas eleições municipais deste ano, o prazo de fechamento do cadastro eleitoral, inicialmente previsto para a quarta-feira da semana passada, foi prorrogado até o dia 23 de maio. Até lá, será possível fazer alistamentos, transferências e regularizações eleitorais.

Dispensa da coleta biométrica

Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral anunciou a suspensão da coleta biométrica, considerando “que a situação de calamidade pública causada pelas cheias ‘impossibilita física e tecnicamente o atendimento presencial pelas unidades da Justiça Eleitoral’, inviabilizando a retomada da coleta em tempo hábil”.

Assim, conforme destacou o órgão, “as pessoas que precisam tirar o primeiro título e aquelas que ainda não realizaram coleta dos dados biométricos passam a poder ser atendidas, como as demais, de forma totalmente virtual, sem necessidade de comparecimento”.

Para acessar os serviços de autoatendimento da Justiça Eleitoral, clique aqui.

Confira a Nota do Cartório Eleitoral de Tapejara na íntegra:

"Prezados, boa tarde.

Considerando a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional Eleitoral determinou a suspensão do atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais de todo o Estado até o dia 17 de maio de 2024, nos termos da Portaria TRE-RS 2114/2024.

Ressaltamos que o prazo para alistamento, transferência, alteração de dados cadastrais e regularização eleitoral foi estendido até o dia 23 de maio de 2024 e a coleta biométrica foi suspensa em todo o Estado.

Sendo assim, é possível realizar todas as solicitações diretamente nos canais de autoatendimento virtual, inclusive a emissão de guia para pagamento de multas, sem necessidade de comparecer presencialmente ao Cartório.

Acesse o website https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/.

Solicitamos, por gentileza, que divulguem essa informação para que os eleitores fiquem cientes da prorrogação do prazo de regularização e da suspensão da coleta biométrica.

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

Cartório da 100ª Zona Eleitoral - Tapejara/RS”

.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas