Coasa promove palestras sobre escolha de híbridos de milho e uso correto de bioinsumos
AGRICULTURA
657

Coasa promove palestras sobre escolha de híbridos de milho e uso correto de bioinsumos

O evento aconteceu para associados de David Canabarro

Por Alessandra Staffortti
03/05/2024 07:32
Compartilhar
        


A escolha criteriosa dos híbridos desempenha um papel fundamental para se alcançar altas produtividades nas lavouras de milho. A cada safra, agricultores enfrentam o desafio de selecionar variedades que maximizem a produtividade e garantam a rentabilidade dos seus cultivos. Pensando nisso, a Coasa realizou uma rodada de palestras para os associados da unidade de David Canabarro. A atividade aconteceu na terça-feira, 30/04, no salão da Comunidade São Peregrino.

Os trabalhos foram abertos por Tiago Hörbe, pesquisador em manejo de culturas na CCGL. Ele falou sobre os critérios a serem considerados na seleção dos híbridos de milho, destacando como essa decisão pode influenciar diretamente os resultados no campo. Segundo ele, o produtor deverá ter em mente, por exemplo, aspectos como adaptação à região onde será plantado, produtividade e estabilidade, ciclo, tolerância às principais doenças etc. É importante também considerar o objetivo da produção, se a silagem ou o grão.

A segunda palestra teve como tema a adoção de biológicos, que surge como uma estratégia complementar para potencializar a produtividade agrícola. O tema foi pautado por André Ebone, coordenador de Desenvolvimento de Mercado na Bioagreen. Ele trouxe à tona a importância desses insumos na promoção da saúde das plantas, na eficiência da redução de perdas por pragas e doenças e na promoção nutricional do solo - valorizando um dos ativos mais importantes dos agricultores.

Para Eder Zanon, gerente da unidade, o evento foi importante para a troca de informações e de experiências entre palestrantes e associados. “Precisamos sempre levar conhecimento e informação para nosso associado, para que ele consiga tomar a decisão mais assertiva possível, seja na escolha da variedade que vai plantar, época do plantio ou manejo, com o objetivo de obter o máximo de produtividade possível, e com isso aumentar a rentabilidade das propriedades”, avaliou Eder.

.

Fonte:

Coasa




Notícias Relacionadas