Dia Dos Povos Indígenas: conheça a história do Nova União, umas das equipes mais tradicionais do futebol regional
ESPORTES
2.1K

Dia Dos Povos Indígenas: conheça a história do Nova União, umas das equipes mais tradicionais do futebol regional

Equipe representa a Área Indígena do Carreteiro

19/04/2024 17:11
Atualizado: 19/04/2024 17:28
Compartilhar
        


Dia 19 de abril é celebrado o dia Dos Povos Indígenas, e é claro, nas comunidades indígenas da nossa região a prática esportiva é uma atividade constante, o time do Nova União da cidade de Água Santa, vem colecionando diversas conquistas e títulos por toda região além de contar com uma torcida vibrante e que acompanha o elenco em todos os desafios.

Fundado em 1992, o Nova União chegou ao primeiro título no ano de 2006, no campeonato municipal de Água Santa, na ocasião a equipe indígena faturou a taça na categoria livre masculina, a partir dali seu nome ficou cada vez mais conhecido. Nos antigos campeonatos entre comunidades de Tapejara, o Nova União era presença confirmada, sendo inclusive, um dos mais vitoriosos, a competição tapejarense foi conquistada em três edições pelo time aguassantense.

Uma das principais conquistas do Nova União foi o título na comunidade de Santana, no ano de 2015 a equipe venceu os Triminantes (time vilalangarense que estava em ascensão na época) pelo placar de 3x2.

O time indígena também atua na modalidade de futebol de campo, chegando a conquistar o título do campeonato regional indígena em quatro ocasiões, nos jogos sediados na Área Indígena de Água Santa e também, na cidade de Charrua, na Área Indígena do Ligeiro.

Com o passar dos anos e a participação em diversos campeonatos em diversas cidades da grande região o Nova União se consolidou como uma das equipes mais atuantes e constantes na prática do futebol. Atletas e comissão técnicas de praticamente todas as cidades vizinhas já integraram o elenco do time aguassantense, como é o exemplo de Joel Nogueira, Dedé Andrade, entre outros atletas muito conhecidos no futebol regional. Além de já ter contado com atletas de outros lugares, o Nova União já revelou jogadores para o futebol regional, exemplo disso são, o goleiro Moisés que é multicampeão no futsal e futebol em diversos campeonatos e Carlos Eduardo, zagueiro, que já atuou pelo Ypiranga de Erechim e atualmente defende as cores do A Molecada no municipal de Campo de Tapejara.

O Nova União também possui time na categoria feminina e assim como na categoria masculina, joga campeonatos por toda a região.

A Rádio Tapejara transmite jogos do Nova União (em comemoração ao dia dos povos indígenas) desde o ano de 1995, sendo 14 vitórias, 3 empates e 10 derrotas da equipe da Área Indígena do Carreteiro, tendo feito 97 gols e sofrido 72. Na primeira ocasião a equipe enfrentou. Em 1995 o enfrentamento foi contra o Atlético Tapejarense, nesse ano de 2024, novamente a Rádio Tapejara irá transmitir a partida comemorativa, amanhã dia 20, se enfrentam em Água Santa Nova União x São Paulo de Charrua.

Conhecida pela garra e determinação em todas as partidas e campeonatos que participa o time indígena deixa sua identidade em todos os desafios que disputa, o que faz dela, uma das equipes mais respeitadas do futebol regional.

Jornalismo Esportivo Rádio Tapejara.




Notícias Relacionadas